Rio Grande do Sul

Legislativo

Justiça suspende a tramitação da reforma da Previdência municipal de Porto Alegre

Ação foi assinada por vereadores de oposição e Sindicato dos Municipários

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Justiça barra tramitação do projeto na Câmara de Vereadores de Porto Alegre - Ederson Nunes/CMPA

O mandato da vereadora Daiana Santos (PCdoB) informa que a Justiça suspendeu, nesta terça-feira (23), a tramitação do Projeto de Lei sobre a reforma da Previdência dos servidores públicos de Porto Alegre.

A ação foi assinada pela vereadora, juntamente com o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e os demais vereadores da bancada de oposição, que alegaram irregularidades como a não apresentação de um cálculo atuarial pela prefeitura demonstrando a necessidade da reforma.

Informa ainda que, segundo a decisão judicial, o PL descumpriu a previsão legal. Ele deveria passar primeiro pelo Conselho Administrativo (CAD) do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre (Previmpa), para que este emitisse um parecer. A prefeitura encaminhou o projeto direto ao legislativo municipal, sem a devida análise do CAD.

Além disso, a audiência pública foi feita de maneira virtual e com diversos problemas de conexão. Os vereadores também foram proibidos de participar da reunião, sendo impedidos de acessar a plataforma virtual onde a mesma acontecia. A suspensão da tramitação na Câmara de Vereadores se mantém até que o PL seja enviado ao CAD do Previmpa e este emita o parecer.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira