Rio Grande do Sul

Vacinas

Policiais Civis do RS fazem nova rodada de protestos exigindo vacinação da categoria

Concentração iniciou na zona Norte da Capital, para depois sair em carreata e homenagear os profissionais da saúde

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Manifestação dos policiais civis do RS exigiu a vacinação da categoria, e prestou homenagens aos colegas que faleceram e aos profissionais da saúde - Reprodução

A categoria dos Policiais Civis do RS realizou mais uma mobilização de protesto, exigindo a vacinação da categoria. O Sindicato dos Agentes da Polícia Civil do RS (Ugeirm) também informa que a manifestação estava inserida em uma série de mobilizações das polícias pelo Brasil, contra a PEC 32, a chamada Reforma Administrativa, que irá retirar direitos dos servidores públicos.

Pelo interior do estado, diversas cidades registraram manifestações semelhantes, em frente às delegacias de polícia, informa a Ugeirm. Na Capital, ocorreu uma carreata que começou no Monumento ao Laçador, na zona norte, e terminou em frente ao Hospital Ernesto Dornelles.


Carreata exigindo a vacinação da categoria dos policiais civis do RS começou na zona Norte da Capital, passou em frente ao Palácio Piratini e terminou no Hospital Ernesto Dornelles / Reprodução

Segundo o vice-presidente da Ugeirm, Fabio Castro, o segundo ato representa uma continuidade à luta pela vacinação da categoria, que começou com o "sirenaço" do dia 11 de março.

"Hoje foi um segundo ato nosso, em que exigimos a vacinação dos servidores da Segurança Pública, uma vez que somos uma das categorias que não parou desde o início da pandemia. Com essa última onda de infecções, o número de contágios tem sido muito grande e os afastamentos aumentam exponencialmente, assim como o número de mortes", explica.

Fábio informou que a carreata buscou prestar uma homenagem aos policiais que faleceram pela covid-19, mas também exigir a vacinação da categoria, de forma a evitar que mais mortes aconteçam.

"Queremos chamar a atenção da sociedade para a demora do governo federal. Entendemos que a gestão da pandemia tem sido sofrível, essa demora absurda está custando vidas e a saúde dos nossos colegas, bem como da população em geral", completa.

O dirigente afirma que a categoria entende que deve haver uma priorização na compra e distribuição das vacinas, de forma a diminuir os efeitos da pandemia na sociedade.

Lembra também que a carreata fez um percurso passando pelo Palácio Piratini para cobrar também do governo estadual uma posição diante do tema da vacinação dos profissionais da segurança. Por fim, relata que a carreata terminou em frente ao Hospital Ernesto Dornelles, pois ali se prestou uma homenagem aos profissionais da saúde, como forma de reconhecimento ao trabalho desempenhado por essas pessoas.

"É uma categoria que está sofrendo, assim como a nossa, os impactos do descaso dos governantes e de uma parte da sociedade", completa.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko