Rio Grande do Sul

Solidariedade

Comitê Popular celebra aniversário de Porto Alegre com ação de solidariedade

Os 249 anos da Capital foram comemorados com ação chamada de "Drive-Thru da Solidariedade"; às 20h ocorre live cultural

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Ação do Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19 foi chamada de Drive-Thru da Solidariedade - Reprodução

O aniversário de 249 anos de Porto Alegre, comemorado nesta sexta-feira (26), acontece em meio a uma pandemia que já matou mais de 3.300 pessoas desta cidade.

Em função deste momento trágico, o Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19, integrado por movimentos sociais e populares e centrais sindicais, realizou mais uma ação de solidariedade, esta chamada de Drive-Thru da Solidariedade.

Realizada no Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa da Capital, a ação recebeu doações de alimentos, cestas básicas e produtos de higiene, que serão doadas à famílias em vulnerabilidade social da cidade.

O Comitê existe desde o dia 3 de março e reúne mais de 100 entidades. As ações são articuladas e organizadas a partir de grupos de trabalho. Atualmente, seis grupos estão em funcionamento: Solidariedade, Institucional, Científico, Cultural, Territorial e de Comunicação.

Na sua criação, foi lançado um manifesto que destaca que a capital gaúcha "requer medidas emergenciais para, unida, enfrentar o pior momento da pandemia". O texto destaca o acumulo de carências - sanitárias, emprego e renda, moradia, saúde -, que pedem soluções complexas e urgentes, e lista uma série de medidas para enfrentar o atual colapso.

Live cultural "Abrace Porto Alegre"

Na noite desta sexta-feira, às 20h, será realizada uma live cultural com a participação de diversos artistas da Capital. O evento chamado Abrace Porto Alegre terá apresentação de Tânia Farias e Negra Jaque, com transmissão pela página no Facebook do Comitê.

A programação conta com apresentações de Nelson Coelho de Castro, Duo Marta e Conceição Vidal, Rap BFN – Banca Forte da Norte, Fátima Farias, Thedy Corrêa, Atena, Pirisca Grecco, Duca Leindecker, Tonho Crocco, Josué Krueg, Mari Martinez,  Nega Mari, Cirío TV, Luísa Gonçalves, Frank Jorge, Mario Falcão, Hip Hop D'Rua, Alexandre Carvalho, Coletivo Teatro da Crueldade, Juliana Luise, Casa de Cinema de Porto Alegre, Otto Guerra, Hamilton Leite, Clube de Choro e B Boy Julinho.

O comitê manifestará também a sua solidariedade com o músico Nei Lisboa, hospitalizado devido à covid-19. O artista sempre esteve presente nas atividades culturais do campo democrático e popular da capital do povo gaúcho.

Ao longo da live, também estão sendo recebidas doações, através de uma vaquinha coletiva na conta do Abrace Porto Alegre no APOIA.se


Live cultural ocorre nesta sexta-feira (26) / Divulgação

* com informações da CUT-RS.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira