Paraná

Imunização

Testes iniciais indicam eficácia e segurança da CoronaVac em crianças e adolescentes

Níveis de anticorpos gerados pela CoronaVac em crianças foram maiores do que os vistos em adultos

Curitiba (PR) |
Maior parte das reações adversas foi branda - Wang Zhao/AFP

A farmacêutica chinesa Sinovac, parceira do Butantan no desenvolvimento da CoronaVac, divulgou na segunda (22) resultados de testes em fase inicial sobre a eficácia e a segurança da vacina em crianças e adolescentes.

Segundo Zeng Gang, pesquisador da Sinovac, os níveis de anticorpos gerados pela CoronaVac em crianças foram maiores do que os vistos em adultos de 18 a 59 anos e em idosos. O pronunciamento foi feito em uma conferência acadêmica em Pequim, na China.

Foram realizados testes clínicos com 500 pessoas de idade entre 3 e 17 anos, que receberam duas doses médias ou baixas do imunizante ou placebo. A maior parte das reações adversas foi branda. Duas crianças que receberam a dose mais baixa relataram febre alta, categorizada como grau 3. A dose menor induziu reações de anticorpos favoráveis em crianças de 3 a 11 anos, enquanto a dose média funcionou bem para os jovens de 12 a 17 anos.

Os dados preliminares divulgados ainda não foram publicados em periódicos científicos. Os testes em estágio avançado da SinoVac no exterior ainda não incluíram menores de idade. 

Edição: Lia Bianchini