AGROECOLOGIA

MST celebra virtualmente a 18ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz Agroecológico

Evento virtual ocorre nesta terça-feira (30); agricultores esperam colher 12,4 mil toneladas de arroz na safra 2020/2021

Brasil de Fato | Porto Alegre |

Ouça o áudio:

No Rio Grande do Sul, estado que concentra a produção do alimento, 389 famílias realizam a colheita, divididas em 12 assentamentos de 11 municípios - Tiago Giannichini

Para celebrar a colheita de arroz agroecológico no Rio Grande do Sul, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) irá realizar um ato virtual nesta terça-feira (30), às 14 horas, nas redes sociais oficiais do movimento.

Participam da celebração integrantes do MST e convidados como Manuela D'Ávila (PCdoB), o deputado estadual Edegar Pretto (PT), o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Rio Grande do Sul, Amarildo Pedro Cenci, e Frei Vilson Dallagnol, da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Atualmente, o MST é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, segundo o Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz). Em todo o estado, a produção do alimento é feita por 389 famílias, em 12 assentamentos, que se dividem em 11 municípios gaúchos das regiões Metropolitana, Sul, Centro Sul e Fronteira Oeste.

De acordo com Marildo Mulinari, da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), os camponeses estimam colher mais de 12,4 mil toneladas na safra 2020/2021. São cerca de 248 mil sacas de 50 kg do produto, em aproximadamente 2.740 hectares.

:: Leia também: Maior produção de arroz orgânico da América Latina é do MST ::

A produção do arroz agroecológico do MST é coordenada por nove cooperativas ou empresas de assentados associadas ao movimento. O cultivo principal é de arroz orgânico nas variedades agulhinha e cateto.

Solidariedade Sem Terra

Desde o início da pandemia, o MST promove campanhas de doações de alimentos das produções dos assentados e acampados de todo o país. Em 2020, os Sem Terra doaram 4 mil toneladas de alimentos e 700 mil marmitas.

Só no Rio Grande do Sul, foram doados pelos assentados do estado mais de 300 toneladas de alimentos da Reforma Agrária.

“A solidariedade é um pilar fundamental, um princípio dos movimentos populares. O que o MST faz hoje é devolver para a sociedade a solidariedade que recebemos desde a origem do nosso movimento. E essa solidariedade vem em um momento tão difícil, que é a pandemia de um vírus, mas também uma pandemia de fome”, aponta Salete Carollo, dirigente nacional do MST pelo RS.

Assista à transmissão da 18ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz Agroecológico nas redes sociais do MST:

Facebook: https://www.facebook.com/111746705564719/posts/5309551729117498/

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ILtZIQVX4Bg

* Com informações da assessoria de imprensa do MST

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira