Rio Grande do Sul

Pandemia em números

Com 7.407 novos casos, RS se aproxima de 840 mil pessoas já infectadas 

Nas últimas 24 horas foram registrados 414 óbitos no estado, totalizando 19.432 vítimas fatais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Brasil bate novo recorde com 3.780 mortes registradas em 24 horas - MICHAEL DANTAS / AFP

Foram registrados 414 óbitos em decorrência da covid-19 no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (30), de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com isso, já são 19.432 vidas perdidas no território gaúcho em função da doença. 

O RS também soma 839.070 infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, com a confirmação de 7.407 novos casos pela SES. Dos infectados até o momento, 797.587 (95%) são considerados recuperados e 21.981 (3%) estão em acompanhamento. 

De acordo com a SES, Porto Alegre foi a cidade com o maior registro de vítimas fatais, sendo 88 óbitos, seguida de Canoas (24), Sapucaia do Sul (17), Santa Maria (12), Caxias do Sul (11), Viamão (10), Novo Hamburgo e Parobé (9), Santa Cruz do Sul e Campo Bom (8), Gravataí, Guaíba e Santiago (7), Cachoeirinha (6), Tramandaí e Imbé (5), Rio Grande, Erechim, Torres, Panambi, Camaquã, Estância Velha e Teutônia (4), Passo Fundo, Pelotas, São Leopoldo, Alvorada, Bento Gonçalves, Venâncio Aires, Montenegro, Farroupilha, Canela, Vacaria, Charqueadas, Igrejinha, Caçapava do Sul, São Luiz Gonzaga, Candelária, Cidreira, Arroio do Tigre, São Jerônimo e Xangri-lá (3). Outras diversas cidades registraram, hoje, pelo menos um ou dois óbitos. Dos 497 municípios gaúchos, somente 22 não têm registro de vítimas fatais.

UTIs seguem lotadas no RS

A ocupação geral das UTIs em todo o Rio Grande do Sul marcava 102,8% às 18h desta terça-feira, sendo 3.426 pacientes em 3.332 leitos de UTI. Dos internados, 2.535 (73,9%) têm diagnóstico positivo para a doença e mais 109 (3,2%) estão sob suspeita.

Enquanto a rede privada segue com superlotação, com 122,8% de ocupação dos leitos de UTI em todo o estado, a ocupação dos leitos do Sistema Único de Saúde registrou 94,8%. Dos 2.407 leitos SUS em operação, 2.282 estavam ocupados.

Porto Alegre tem 837 pacientes com covid em leitos de UTI 

A capital gaúcha segue há mais de um mês com sistema hospitalar colapsado, registrando hoje ocupação das UTIs de 110,39%. Ao menos nove hospitais estão atendendo além da sua capacidade, três estão com ocupação máxima, quatro estão em lotação acima de 90%, e dois estão acima de 80%. Dos 1.116 pacientes em cuidados intensivos na Capital, 837 têm covid-19 confirmada. Além disso, 45 têm suspeita da doença e 152 positivados aguardam na emergência por leitos.

Brasil bate novo recorde com 3.780 mortes registradas em 24 horas

O Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) registrou, em boletim publicado hoje (30), 3.780 óbitos e 84.494 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 317.646 mortes e 12.658.109 contaminados pelo novo coronavírus. O Brasil é o segundo país, em números absolutos com mais mortes no mundo. Nenhum outro país do mundo relatou mais de 700 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o site Worldometer

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira