Rio Grande do Sul

Vida das Mulheres

Prefeitura de São Leopoldo adere ao Movimento ElesPorElas da ONU Mulheres

É a primeira prefeitura do RS a aderir ao movimento que luta pelo fim da discriminação e da violência contra as mulheres

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O lançamento e a assinatura do Termo de Compromisso aconteceram nesta segunda-feira (29), com transmissão nas redes sociais - Reprodução

Com o objetivo de envolver as estruturas do governo e os homens na luta por igualdade, pelo fim da discriminação e da violência contra as mulheres, a prefeitura de São Leopoldo, Região Metropolitana de Porto Alegre, tornou-se a primeira do estado a aderir ao Movimento Global ElesPorElas (HeForShe) da ONU Mulheres. O lançamento e a assinatura do Termo de Compromisso aconteceram nesta segunda-feira (29), com transmissão nas redes sociais. O Termo de Compromisso foi assinado pela secretária Margarete Simon Ferretti, pelo prefeito Ary Vanazzi (PT) e pelo coordenador do Comitê Gaúcho ElesPorElas, deputado estadual Edegar Pretto (PT).

O parlamentar destacou que a adesão da prefeitura de São Leopoldo ao HeForShe é um marco importante, pois simboliza a abertura e envolvimento do poder público ao movimento mundial. “Estou muito feliz por esse momento. Agradeço pela coragem do prefeito Ary Vanazzi de assumir esse compromisso, mas principalmente por antes disso já promover em seu governo políticas afirmativas de proteção e combate à violência contra as mulheres. A assinatura do termo é um marco que vamos levar para outros municípios do RS, e possivelmente o Comitê Brasileiro do HeForShe levará essa experiência para outros municípios do país”, afirmou Edegar.

Por sua vez o prefeito Ary Vanazzi adiantou que será parceiro na busca de adesão de mais prefeituras ao HeForShe. Ele agradeceu pela oportunidade que teve de somar o município ao movimento, e frisou que sempre acompanhou de perto a atuação do deputado Edegar Pretto em defesa da vida das mulheres. Também falou sobre iniciativas da sua gestão.

“Temos aqui em São Leopoldo, desde 2005, uma política intensa voltada às mulheres. Somos um dos dois municípios gaúchos com Secretaria de Políticas para as Mulheres e temos a Delegacia da Mulher, que é exemplo no estado no atendimento e acolhimento das vítimas de violência. Temos também iniciativas nas escolas, com entidades conveniadas e o fortalecimento das instituições da sociedade civil, que dialogam com o poder público municipal, fiscalizam e cobram essa política”, pontuou.

O prefeito pontuou que o trabalho a partir do HeForShe começará internamente no governo e instituições conveniadas, perpassando pelo setor produtivo, relações sociais, igrejas e outros espaços. “Vamos fazer dessa responsabilidade um trabalho intenso, para que possamos ao final do nosso mandato colher os frutos que plantamos”.

“Dados assombrosos”

A secretária Margarete Ferretti lembrou que em 2020 o Rio Grande do Sul registrou 322 tentativas e 78 casos consumados de feminicídios. Nos dois primeiros meses deste ano já foram registradas 57 tentativas e 14 feminicídios. No âmbito de São Leopoldo, em pouco mais de um ano de implantação da Delegacia da Mulher, foram efetuadas 26 prisões e somadas mais de 1 mil medidas protetivas.

Ela definiu esses dados como “assombrosos” e contou que eles motivaram o município a aderir a campanhas contra o feminicídio e a promover diversas ações em defesa da vida das mulheres, culminando agora na adesão da prefeitura ao HeForShe. “É um momento que marca a história de São Leopoldo.”

Compromissos assumidos pela prefeitura de São Leopoldo ao aderir ao Movimento ElesPorElas:

- Introduzir programas de sensibilização e educação de gênero em escolas, assim como em sedes e departamentos do governo local e, de forma mais ampla, através de campanhas públicas de mudança social;

- Realizar ou incentivar encontros, conferências e eventos especiais destinados a ampliar a consciência da importância dos homens para a igualdade de gênero, bem como a importância do empoderamento das mulheres para um mundo de paz;

- Promover o movimento através de meios de comunicação públicos e outros canais de comunicação online e off-line;

- Criar estruturas no governo para gestão de políticas públicas para as mulheres, como coordenadorias e secretarias;

- Criar e estimular estruturas fiscalizatórias e propositivas de políticas públicas de gênero, como Conselhos de Direitos das Mulheres;

- Incluir no orçamento recursos específicos para políticas públicas para mulheres.

Prefeituras interessadas em aderir ao Movimento podem entrar em contato com o Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres, através do endereço de email [email protected] ou telefone 051 991993641.

* Com informações Agência de Notícias da ALRS


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira