Rio Grande do Sul

Jornalimo

Extra Classe debaterá jornalismo em tempos de fake news

Live marca o aniversário de 25 anos da publicação do jornal e debate os desafios do jornalismo independente

Claudio Angelo, do Observatório do Clima; Leandro Demori, do The Intercept Brasil; e Cynara Menezes, do Socialista Morena são os jornalistas convidados - Reprodução

Como parte da programação comemorativa dos seus 25 anos, o  jornal Extra Classe (EC) promove a live Jornalismo em tempos de polarização e fake news.  O evento on-line e gratuito será realizado na próxima quarta-feira, 31 de março, às 19 horas, com participação dos jornalistas Leandro Demori, do The Intercept Brasil, Cynara Menezes, do Socialista Morena, e Claudio Angelo, do Observatório do Clima. Os convidados falarão sobre o fazer jornalístico em um cenário marcado pela polarização política, pelo ativismo de extrema-direita e por uma indústria poderosa de fake news. O painel terá a mediação da editora-chefe do EC, a jornalista Valéria Ochôa, com transmissão ao vivo pelo canal do jornal Extra Classe no Youtube.

Lançado em março de 1996, pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS), o jornal Extra Classe se tornou um marco na imprensa sindical brasileira. São 25 anos de publicação ininterrupta das edições mensais, que, a partir de 2014, também passaram a ser veiculadas no site do jornal (www.extraclasse.org.br), junto com o conteúdo concebido especialmente para a web. Uma realização que conta com milhares de leitores.

Vitalidade do projeto


Capa da primeira edição, em março de 1996 / Reprodução/Arquivo Extra Classe

“Não é fácil no Brasil manter uma publicação jornalística com este perfil profissional e que se propõe debater os principias temas da atualidade”, afirma Valéria Ochôa, editora-chefe do Extra Classe. “A vitalidade do jornal é a vitalidade do seu instituidor, o Sinpro/RS, que introjetou a importância da efetiva comunicação na luta por uma sociedade para todos e, fundamentalmente, investe nessa direção”.

Ela lembra que o embrião do Extra Classe surgiu no caldo dos grandes debates que marcaram o fim da ditadura militar no país e as décadas seguintes. “O jornalista Marcelo Menna Barreto, então assessor de comunicação do Sinpro/RS, concebeu o projeto, bastante ousado para o momento, e o defendeu para a direção colegiada. “A proposta do jornal teve um grande potencial de polêmica, assim como o conceito de Sindicato Cidadão adotado pelo Sinpro/RS naquele momento, conta Marcos Fuhr, diretor do Sindicato. “As vozes da ortodoxia o consideravam uma diluição da ação sindical e uma concessão aos valores liberais hegemônicos”, recorda.

Valéria destaca que o Extra Classe é uma publicação construída por muitas pessoas, um coletivo, como qualquer veículo de comunicação. “São jornalistas, cartunistas, colunistas, revisores, fotógrafos, diagramadores que emprestaram, ao longo dessa trajetória, o seu talento ao projeto”.

 Os painelistas

Leandro Demori  – Em 2019 liderou a cobertura do caso que ficou conhecido como Vaza Jato, vazamento de conversas travadas no aplicativo Telegram entre o ex-juiz Sérgio Moro e o promotor Deltan Dallagnol, além de outros integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato. É autor do livro Cosa Nostra no Brasil, a história do mafioso que derrubou um império, que conta a vida do mafioso italiano Tommaso Buscetta.

Cynara Menezes  – Foi repórter em diversos veículos de comunicação, como Folha de São Paulo, Veja e Carta Capital. Em 2013 recebeu o Troféu Mulher Imprensa, na categoria Jornalista de Mídias Sociais. Apenas no Twitter, tem mais de 250 mil seguidores

Claudio Angelo  – Tem 20 anos de experiência na cobertura das negociações internacionais de clima e da ciência climática. Em 2009, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (informação científica e tecnológica) e, em 2017, o Prêmio Jabuti (ciências da natureza, meio ambiente e matemática). Criou o fakebook.eco.br, plataforma que reúne o conhecimento essencial sobre os principais mitos, as distorções e os mal-entendidos que rondam o debate ambiental no Brasil.

Valéria Ochôa (mediação)  –  Editora-chefe do jornal Extra Classe desde 1998. Formada em jornalismo pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), tem especialização em Comunicação e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e já passou pelas redações dos principais veículos do RS.

Edição: Extra Classe