Rio Grande do Sul

Pandemia em números

Com 7.801 novos casos, RS soma mais de 868 mil pessoas já contaminadas 

Nas últimas 24 horas foram registrados 418 óbitos por covid-19 no estado, totalizando 21.018 mortes

Brasil de Fato | Porto Alegre |
País tem novo recorde de vítimas fatais; no RS apenas 20 cidades não têm registro de óbitos - Créditos da foto: Thales Renato Ferreira

Foram registrados 418 óbitos em decorrência da covid-19 no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (6), de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com isso, já são 21.018 vidas perdidas no território gaúcho em função da doença. 

O RS também soma 868.590 infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, com a confirmação de 7.801 novos casos pela SES. Dos infectados até o momento, 833.116 (96%) são considerados recuperados e 114.384 (2%) estão em acompanhamento. 

De acordo com a SES, Porto Alegre foi a cidade com o maior registro de vítimas fatais, sendo 70 óbitos, seguida Santa Maria (24), Canoas (21), Gravataí (16), Novo Hamburgo (13), Viamão (12), Caxias do Sul, São Leopoldo e Alvorada (11), Uruguaiana e São Gabriel (10), Pelotas (9), Campo Bom (7), Esteio (6), Bento Gonçalves, Sapucaia do Sul, Guaíba e Lagoa Vermelha (5), Santa Cruz do Sul, Montenegro, São Borja, Capão da Canoa, Canela, Eldorado do Sul, Igrejinha, Dois Irmãos e São Sepé (4). 

Outras diversas cidades registraram, hoje, pelo menos um a três óbitos. Dos 497 municípios gaúchos, somente 20 não têm registro de vítimas fatais.

Apesar da queda, situação das UTIs segue preocupante 

Após mais de um mês de leitos de UTI superando a taxa total de ocupação, a ocupação geral das UTIs em todo o Rio Grande do Sul está recuando. Às 18h desta terça-feira, a ocupação estava em 94,1%. São 3.199 pacientes em 3.399 leitos de UTI. Dos internados, 2.314 (72,3%) têm diagnóstico positivo para a doença e mais 116 (3,6%) estão sob suspeita.

A rede privada segue com superlotação, com 105,7% de ocupação dos leitos de UTI em todo o estado. Já os leitos do Sistema Único de Saúde registram ocupação de 89,6%. Dos 2.453 leitos SUS em operação, 2.199 estavam ocupados.

Porto Alegre tem 699 pacientes com covid em leitos de UTI 

A capital gaúcha segue com sistema hospitalar colapsado, registrando ocupação das UTIs de 101,19%. Ao menos seis hospitais estão atendendo além da sua capacidade, um está ocupação máxima, seis estão em lotação acima de 90%, dois estão acima de 80%, dois estão com ocupação acima de 70% e um de 60%.

Dos 1.019 pacientes em cuidados intensivos na Capital, 699 têm covid-19 confirmada. Além disso, 40 têm suspeita da doença e 96 positivados aguardam na emergência por leitos.

País tem novo recorde de vítimas fatais 

O Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) registrou, em boletim publicado hoje (6), 4.195 óbitos e 86.979 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 336.947 mortes e 13.100.580 contaminados pelo novo coronavírus.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira