Rio Grande do Sul

Pandemia em números

Com 4.608 novos casos, RS se aproxima de 880 mil infectados com novo coronavírus

Nas últimas 24 foram registradas 277 mortes no estado, totalizando 21.538 vítimas fatais por conta da covid-19

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Brasil registra novo recorde de vítimas fatais - Amazônia Real / Fotos Públicas

Foram registrados 277 óbitos em decorrência da covid-19 no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (8), de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com isso, já são 21.538 vidas perdidas no território gaúcho em função da doença. 

O RS também soma 879.263 infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, com a confirmação de 4.608 novos casos pela SES. Dos infectados até o momento, 843.500 (96%) são considerados recuperados e 14.153 (2%) estão em acompanhamento. 

De acordo com a SES, Porto Alegre foi a cidade com o maior registro de vítimas fatais, sendo 31 óbitos, seguida de Alvorada (24), Canoas (22), Caxias do Sul (11), São Leopoldo (8), Viamão (7), Novo Hamburgo, Gravataí e São Gabriel (6), Santa Maria, Pelotas, Bagé, Guaíba e Nova Santa Rita (5), Marau, Eldorado do Sul, Charqueadas, Imbé e Jaguarão (4). 

Outras diversas cidades registraram, hoje, de um a três óbitos. Dos 497 municípios gaúchos, somente 17 não têm registro de vítimas fatais.

Situação das UTIs segue preocupante 

A ocupação geral das UTIs em todo o Rio Grande do Sul teve leve recuo no início de abril, contudo a situação ainda é grave. Às 18h desta quinta-feira, a ocupação estava em 95,4%. Dos 3.404 leitos de UTI em operação, apenas 158 estão disponíveis. Dos 3.246 internados, 2.328 (71,7%) têm diagnóstico positivo para a doença e mais 98 (3%) estão sob suspeita.

A rede privada segue com superlotação, com 107,8% de ocupação dos leitos de UTI em todo o estado. Já os leitos do Sistema Único de Saúde registram ocupação de 90,6%. Dos 2.458 leitos SUS em operação, 2.226 estavam ocupados.

Porto Alegre tem 739 pacientes com covid em leitos de UTI 

A capital gaúcha segue com sistema hospitalar colapsado, registrando ocupação das UTIs de 104,30%. Ao menos oito hospitais estão atendendo além da sua capacidade, dois estão ocupação máxima, três estão em lotação acima de 90%, três estão acima de 80%, dois estão com ocupação acima de 70%. 

Dos 1.042 pacientes em cuidados intensivos na Capital, 739 têm covid-19 confirmada. Além disso, 38 têm suspeita da doença e 92 positivados aguardam na emergência por leitos.

Além dos hospitais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Porto Alegre permanecem superlotadas e atendem somente casos graves, como as unidades Bom Jesus, Cruzeiro do Sul, Moacyr Scliar e Lomba do Pinheiro, segundo reportagem do jornal Correio do Povo. 

No setor de traumatologia do Pronto Atendimento da Cruzeiro do Sul (PACS) a lotação no PACS atingiu 250%. No Pronto Atendimento da Bom Jesus, atingiu 142,86%, e na UPA Moacyr Scliar, na zona Norte de Porto Alegre, chegou a 182,35%. 

País tem novo recorde de vítimas fatais em 24 horas

O Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) registrou, em boletim publicado hoje (8), 4.249 óbitos e 86.652 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 344.025 mortes e 13.279.857 contaminados pelo novo coronavírus.

O RS é o terceiro estado com maior número de pessoas infectadas e o quarto em relação às vítimas fatais, de acordo com o Conass.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].


 

Edição: Marcelo Ferreira