Rio Grande do Sul

Pandemia em números

RS tem quase 22 mil vítimas fatais em decorrência da covid-19 

Nas últimas 24 foram registradas 241 mortes no estado e 7.170 novos casos de pessoas contaminadas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Pela sétima semana consecutiva, RS segue em bandeira preta, contudo com restrições flexibilizadas - Divulgação SES SEPLAG

Foram registrados 241 óbitos em decorrência da covid-19 no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (9), de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com isso, já são 21.779 vidas perdidas no território gaúcho em função da doença. 

O RS também soma 886.149 infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, com a confirmação de 7.170 novos casos pela SES. Dos infectados até o momento, 849.784 (96%) são considerados recuperados e 14.513 (2%) estão em acompanhamento. 

De acordo com a SES, Porto Alegre foi a cidade com o maior registro de vítimas fatais, sendo 46 óbitos, seguida Canoas (18), São Leopoldo (9), Pelotas e Novo Hamburgo (8), Caxias do Sul e Alvorada (7), Santa Maria e São Gabriel (6), Rio Grande e Igrejinha (5), Esteio e Farroupilha (4). 

Outras diversas cidades registraram, hoje, de um a três óbitos. Dos 497 municípios gaúchos, somente 17 não têm registro de vítimas fatais.

Situação das UTIs segue preocupante 

A ocupação geral das UTIs em todo o Rio Grande do Sul teve leve recuo no início de abril e segue a tendência de baixa, contudo a situação ainda é grave. Às 18h desta sexta-feira, a ocupação estava em 93,2%. São 3.178 pacientes em 3.411 leitos de UTI.  Dos pacientes internados, 2.259 (71,1%) têm diagnóstico positivo para a doença e mais 98 (3,1%) estão sob suspeita.

A rede privada segue com superlotação, com 104,8% de ocupação dos leitos de UTI em todo o estado. Já os leitos do Sistema Único de Saúde registram ocupação de 88,6%. Dos 2.461 leitos SUS em operação, 2.181 estavam ocupados.

Porto Alegre tem 716 pacientes com covid em leitos de UTI 

A capital gaúcha segue com sistema hospitalar colapsado, registrando ocupação das UTIs de 101,51%. Ao menos sete hospitais estão atendendo além da sua capacidade, três estão ocupação máxima, dois estão em lotação acima de 90%, três estão acima de 80%, um está com ocupação acima de 70% e um com ocupação de 60%.  

Dos 1.011 pacientes em cuidados intensivos na Capital, 716 têm covid-19 confirmada. Além disso, 21 têm suspeita da doença e 71 positivados aguardam na emergência por leitos.

Pela sétima semana consecutiva, RS tem todo estado em bandeira preta 

O mapa da 49ª rodada do Distanciamento Controlado segue com as 21 regiões classificadas em risco altíssimo devido ainda à grande pressão sobre a capacidade hospitalar. De acordo com o Executivo estadual, mesmo com a melhora em indicadores de internação de leitos clínicos e de UTI e com redução no número de óbitos, a trava de segurança do modelo ainda é acionada pela baixa quantidade de leitos de UTI livres em comparação com leitos ocupados – o índice está em 0,06, e a salvaguarda é acionada quando baixa de 0,35.

Conforme o governo do estado, a salvaguarda estadual foi adotada porque, quando a capacidade hospitalar está próxima do limite, alguns dados podem sofrer atrasos de preenchimento devido à sobrecarga das equipes. "Além disso, os indicadores de 'velocidade do avanço' e de 'variação da capacidade de atendimento' se tornam prejudicados – uma vez que, mesmo havendo demanda por leitos, podem não ser preenchidos devido à lotação das áreas Covid dos hospitais. Esse aprimoramento visa melhor refletir e evitar o esgotamento de leitos", explica.

Esse já é o mapa definitivo, sem possibilidade de envio de pedidos de reconsideração, devido à gravidade do cenário.

Veja aqui para ver o mapa completo da 49ª rodada.

País tem mais de 348 mil vítimas fatais 

O Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) registrou, em boletim publicado hoje (9), 3.693 óbitos e 93.317 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 348.718 mortes e 13.373.174 contaminados pelo novo coronavírus.

O RS é o terceiro estado com maior número de pessoas infectadas e o quarto em relação às vítimas fatais, de acordo com o Conass.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira