Rio Grande do Sul

Educação na pandemia

Trabalhadores da educação entregam reivindicação de vacinação ao presidente da ALRS

Para garantir retorno às salas de aula com segurança no RS, representantes pedem que trabalhadores sejam vacinados

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Reunião entre representantes do Sinpro-RS e do Cpers com a presidência da ALRS entregou carta em que reivindicam a aprovação do PL22/2021 - Reprodução

Representantes das categorias dos trabalhadores em educação do RS entregaram, nesta segunda-feira (12), uma carta ao presidenta da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), em que solicitam a apreciação e aprovação do Projeto de Lei 022/2021. De autoria da deputada Sofia Cavedon (PT), o PL garante a prioridade da vacinação contra o coronavírus aos professores e demais trabalhadores de escolas públicas e privadas do RS.

A reunião com o presidente da ALRS contou com a presença de representantes do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro-RS) e do Centro dos Professores do RS (Cpers-Sindicato), além da própria deputada proponente do projeto.

Segundo informa a deputada Sofia Cavedon, a necessidade da priorização dos profissionais da educação no processo de vacinação se deve ao grande risco de contágio existente em salas de aula. "Não aceitamos que o governo do estado deixe de tomar todas as providências possíveis para imunizar a categoria, ao mesmo tempo em que recorre à justiça para determinar as aulas presenciais, mesmo em bandeira preta e com a situação que estamos vivendo", afirma.

Ela também saúda a movimentação das entidades educacionais, afirmando que o momento exige uma definição do parlamento, para poder dar início à vacinação da categoria, uma vez que o governo do estado alega não ter a autorização do governo federal para dar essa prioridade.

Lembra também que, no projeto, está explícito a condição de vacinar a categoria para poder abrir as escolas. "A vacinação tem que ser para todos os trabalhadores: professores, funcionários, pessoal da limpeza, cozinha e secretaria", frisa.

A presidenta do Cpers, professora Helenir Aguiar Schürer, esteve presente na reunião e ressaltou a importância do projeto para a categoria. "Ao sermos recebidos pelo presidente, fomos comunicados que amanhã ele estará em Brasília para entregar esta reivindicação ao Ministério da Saúde. Aproveitamos também para pedir agilidade na tramitação do PL 22/2021, precisamos dessa vacinação para termos condições seguras de retorno às nossas escolas", disse.

No mesmo sentido, afirmou Cássio Bessa, membro do colegiado que dirige o Sinpro. Ele ressalta que o sindicato esteve presente para entregar a carta assinada pelas entidades dos trabalhadores em educação pois necessitam da segurança garantida pela vacinação para poder reabrir as escolas.

Cássio lembra também que a categoria apoia o PL 22/2021 pois ele fala em todos os profissionais da educação, diferente de outro projeto semelhante que tramita na Assembleia e garante a vacinação somente para a categoria dos professores

Confira a transmissão da reunião, realizada pela TV Assembleia Legislativa:


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira