Rio Grande do Sul

COVID AVANÇA

Terceiro estado em número de infectados, RS tem quase 900 mil pessoas contaminadas

Com 22.388 óbitos, RS é o quarto estado onde mais ocorreram mortes por covid-19 no país

Brasil de Fato | Porto Alegre |
RS se aproxima de 900 mil infectados - Fabiana Reinholz

Foram registrados 342 óbitos em decorrência da covid-19 no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (13), de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com isso, já são 22.388 vidas perdidas no território gaúcho em função da doença.

O RS também soma 898.514 infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, com a confirmação de 6.723 novos casos pela SES. Dos infectados até o momento, 862.875 (96%) são considerados recuperados e 13.178 (1%) estão em acompanhamento.

De acordo com a SES, Porto Alegre foi a cidade com o maior registro de vítimas fatais, sendo 49 óbitos, seguida de Canoas (21), Caxias do Sul (20), Novo Hamburgo (16), Santa Maria e Alegrete (15), Gravataí (8), Cachoeirinha (7), Sapucaia do Sul, Campo Bom, Uruguaiana e Dom Pedrito (6), Pelotas, Esteio, Santiago e Arroio Grande (5) e Camaquã (4). 

Outras diversas cidades registraram, hoje, de um a três óbitos. Dos 497 municípios gaúchos, somente 16 não têm registro de vítimas fatais.

Situação das UTIs 

A ocupação geral das UTIs em todo o Rio Grande do Sul segue a tendência de baixa no mês de abril, contudo a situação ainda é de cautela. Às 18h desta terça-feira, a ocupação estava em 91%. São 3.096 pacientes em 3.401 leitos de UTI. Dos pacientes internados, 2.162 (69,8%) têm diagnóstico positivo para a doença e mais 94 (3%) estão sob suspeita.

A rede privada segue com superlotação, com 102,7% de ocupação dos leitos de UTI em todo o estado. Já os leitos do Sistema Único de Saúde registram ocupação de 86,6%. Dos 2.461 leitos SUS em operação, 2.131 estavam ocupados.

Ocupação fica novamente abaixo dos 100% em Porto Alegre 

Pelo segundo dia consecutivo, a ocupação dos leitos de UTI na capital ficou abaixo de 100%. A taxa baixou nesta segunda-feira (12), após 40 dias superando o limite, porém a situação ainda é de colapso, na marca de 98,99%.

Ao menos seis hospitais da cidade estão atendendo além da sua capacidade, dois estão ocupação máxima, três estão em lotação acima de 90%, cinco estão acima de 80%,  e um está com ocupação acima de 70%.  

Dos 979 pacientes em cuidados intensivos na Capital, 668 têm covid-19 confirmada. Além disso, 23 têm suspeita da doença e 69 positivados aguardam na emergência por leitos.

País tem mais de 358 mil vítimas fatais

O Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) registrou, em boletim publicado hoje (13), 3.808 óbitos e 82.186 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 358.425 mortes e 13.599.994 contaminados pelo novo coronavírus.

De acordo com o Conass, o RS é o terceiro estado em número de infectados e o quarto em relação às vítimas fatais. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

Edição: Marcelo Ferreira