Pernambuco

SOLIDARIEDADE

Campanha Mãos Solidárias completa um ano de atuação em Petrolina ampliando atividades

Além da distribuição de alimentos e roupas, campanha agora soma ações para gerar renda na periferia da cidade

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
Campanha recebe doações de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, roupas e também doações em dinheiro - Mãos Solidárias

Há um ano, na emergência da pandemia de covid-19 no Brasil, em 09 de abril de 2020 a campanha Mãos Solidárias iniciou suas ações na cidade de Petrolina, no sertão pernambucano. O que começou com a distribuição de 80 marmitas por dia no bairro João de Deus, zona norte da cidade, hoje tem diversas iniciativas de distribuição de roupas e alimentos, educação em saúde e agora se amplia para a geração de renda. 

::Quer receber as notícias do Brasil de Fato Pernambuco no seu Whatsapp? Clique aqui! ::  

Cícero do Carmo, morador do João de Deus e membro da coordenação da campanha, faz um balanço deste primeiro ano de atuação: "A gente acredita que a ação tem sido muito significativa para as famílias que estão em situação de vulnerabilidade nas comunidades periféricas aqui de Petrolina. A ação tem sido muito positiva por não atender só o bairro João de Deus, a gente tem atendido pessoas até de bairros distantes”. Atualmente, a campanha atua também  no bairro do Cacheado e nas ocupações urbanas Vila da Fé e Santa Terezinha. 


Sede da campanha é onde ficam os bancos populares de alimentos e roupas e onde também são feitas atividades de educação popular em saúde / Cícero do Carmo

Hoje, as duas principais ações são o banco de alimentos e roupas, onde as doações são recolhidas e distribuídas para cada uma das 300 famílias atendidas no projeto. Ainda em 2020, a campanha também formou grupos de agentes populares de saúde para atuar na prevenção e combate à covid-19 nos bairros. Cícero explica que a demanda vem aumentando com o aprofundamento da crise, do desemprego, da fome e a redução no valor do Auxílio Emergencial, principal fonte de renda das famílias neste período “Nós temos um valor médio de doações fixas e nesse período nós conseguimos atender as pessoas doando mais de 3,5 toneladas de alimento, além das doações em parceria com outras entidades, mas ainda é insuficiente diante da demanda. A situação tem se agravado seriamente e requer uma atenção maior tanto na solidariedade, quanto nas políticas que atendem a população”. 

Com isso, o projeto está ampliando suas ações, no sentido de gerar renda para as famílias, como explica o coordenador “Temos uma preocupação enquanto Mãos Solidárias com a profissionalização dos membros da família, de ajudá-las a desenvolver atividades que gerem uma renda extra para sobreviver nesse período. Estamos projetando uma cozinha produtiva, onde a gente possa incentivar as famílias, com foco nas mulheres, que sofrem mais com a vulnerabilidade para desenvolver habilidades que gerem renda, por isso estamos na busca de mais parceiros e doadores para construir esse espaço”, afirma. 


As doações de alimentos e roupas para os bancos populares podem ser feitas na sede da campanha, localizada na Rua 01, nº 900, bairro João de Deus. As doações em dinheiro  podem ser feitas através de transferência bancária para a Associação Anglicana do Nordeste (CNPJ 10.542.814/0001-01), Banco Bradesco: Agência 1058, Conta Corrente 8026-8, enviando o comprovante para (85)99694-5090. Quem deseja entrar em contato para participar das ações de voluntariado pode acessar a conta no instagram do projeto, o @maossolidariaspetrolina.

Edição: Monyse Ravena