Rio Grande do Sul

Imunização

Pessoas com comorbidades serão as próximas a receber vacina contra a covid-19 no RS

Confira lista das doenças inclusas nesta fase da imunização e como será a ordem de vacinação

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Próxima população a ser vacinada no estado será a que tem entre 18 e 59 anos com comorbidades - Divulgação / Prefeitura do Rio

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informa que a próxima faixa da população gaúcha que receberá a vacina contra a covid-19 será a das pessoas entre 18 a 59 anos que comprovadamente têm alguma comorbidade. A orientação é que esta população seja vacinada assim que os municípios terminarem de vacinar idosos (pessoas com 60 anos ou mais).

Porém ainda não há prazo para iniciar a imunização deste grupo. Conforme a SES, a vacinação de pessoas entre 18 a 59 anos com comorbidade depende do ritmo do recebimento de doses do Ministério da Saúde e do fluxo de aplicação nos municípios.

Outra informação também fornecida é o que são "comorbidades": são doenças ou condições de saúde que aumentam o risco de condições mais graves. Confira, ao final da matéria, uma tabela fornecida pelo Ministério da Saúde que indica quais são as comorbidades que deverão ser incluídas nessa fase de vacinação.

A SES estima que no RS haja mais de 1 milhão de pessoas com pelo menos alguma das seguintes comorbidades: diabetes, hipertensão arterial ou pulmonar, pneumopatia crônica grave, insuficiência cardíaca, cardiopatias, síndromes coronarianas, valvopatias, arritmia cardíaca, próteses valvares ou dispositivos cardíacos implantados, doença cérebro vascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática.

Para comprovar a doença, a pessoa deverá levar ao posto de saúde um documento médico (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc.). Poderão ser utilizados os cadastros já existentes nas Unidades de Saúde.

“É imprescindível que cada paciente leve um comprovante da doença crônica que possui. Os municípios têm um grande desafio pela frente, que é o monitoramento de quem efetivamente será vacinado”, falou o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-RS), Maicon Lemos.

Confira aqui o Plano Estadual de Vacinação e todos os grupos prioritários para a campanha de vacinação contra a covid-19.

Especificações de cada comorbidade


 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira