SEGURANÇA ALIMENTAR

Conheça iniciativas solidárias de combate à fome no país

Campanhas e iniciativas presentes em pelo menos onze unidades da federação espalham solidariedade contra fome

Ouça o áudio:

Quentinhas saborosas e nutritivas são distribuídas todos os dias pelas Cozinhas Solidárias em 10 estados e no DF - MTST
Cozinhas Solidárias e Mãos Solidárias doam marmitas todos os dias

Dezenove milhões de pessoas passaram fome no Brasil em 2020. O dado faz parte de um levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar. Para contrapor à falta de políticas públicas que garantam o direito à alimentação, a iniciativa Mãos Solidárias, em Pernambuco, tem distribuído marmitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Continua após publicidade

:: Saiba como escolher os melhores alimentos durante o outono ::

A agente popular de saúde Fabíola Amaro conta como surgiu a campanha as outras ações de saúde realizadas pelo Mãos Solidárias nas comunidades periféricas: “surgiu através da necessidade, da ausência de políticas públicas que a pandemia ocasionou. Nós distribuímos marmitas para pessoas em situação de rua, depois nós fomos em alguns bairros levando agentes populares de saúde, que levam um pouco do processo de lavar as mãos e de como usar as máscaras.”

Cozinhas Solidárias

Outra iniciativa que tem feito frente à fome no Brasil são as Cozinhas Solidárias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), presentes em dez estados e no Distrito Federal. São servidas, gratuitamente, ao menos uma refeição diária para a comunidade de cada local.

Ana Paula da Silva, da coordenação nacional do MTST, diz que a expectativa é que o projeto cresça ainda mais e atenda cerca de 30 mil famílias. “A necessidade e a urgência desse projeto é demonstrar que, através da organização social, da solidariedade e da empatia, dá para fazer o que o governo não faz, que é dar o alimento diário à população. Esse projeto mostra que, através da organização social, conseguimos fazer o que o governo não faz”, afirma.

:: Aprenda a fazer suco de flores ::

As Cozinhas Solidárias seguem um cardápio nutricional, levando comida de verdade para quem recebe as marmitas. “Logo cedo as meninas chegam aqui pra preparar as marmitas e servir as pessoas ao meio-dia. Seguimos orientações nutricionais”, conta Eliane Silva, da coordenação nacional do MTST.

Ajude as iniciativas!

O projeto das Cozinhas Solidárias recebe doações financeiras e de alimentos para manter as marmitas. Quer ajudar? É só acessar a página do Apoia-se da iniciativa: www. apoia.se/cozinhasolidária

Edição: Morillo Carvalho