Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

FestiPoa Literária realiza 13ª edição em formato virtual entre 13 e 17 de maio

Sérgio Vaz e Ana Maria Gonçalves são os escritores homenageados; edição terá debates, formações e lançamentos de livros

Brasil de Fato | Porto Alegre |
13ª FestiPoa Literária será totalmente online, com atividades transmitidas ao vivo e gratuitas, entre os dias 13 e 17 de maio - Reprodução

A edição de 2021 do FestiPoa Literária será a primeira realizada de forma totalmente virtual. Em sua 13ª edição, o festival literário terá cinco dias de eventos, poesia e debates de ideias, com participação de cerca de 50 convidados.

Toda a programação será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube e redes sociais do evento (Facebook e Instagram), com acesso gratuito, entre os dias 13 a 17 de maio. Confira, ao final da matéria, a programação completa do evento.

A FestiPoa terá participações, além dos homenageados Ana Maria Gonçalves e Sérgio Vaz, autores e artistas como Jeferson Tenório, Antônio Pitanga, Itamar Vieira Júnior, Teresa Cristina, Conceição Evaristo, Criolo, Letrux, Ricardo Aleixo, Luedji Luna, Angélica Freitas, Paulo Lins, entre tantos outros já confirmaram suas presenças e estarão em bate-papos, saraus e oficinas.

Segundo a curadoria da FestiPoa, a programação foi pensada para destacar a trajetória e a obra dos autores homenageados, mas também para abordar nos debates temas como o caráter político da arte em meio à pandemia, o racismo, o feminismo e a coletividade artística como força para enfrentar os retrocessos políticos, culturais e sociais do país atualmente.

Primeira atividade terá ciclo de autoras negras


Ciclo está com inscrições abertas até 22 de abril / Divulgação

Está confirmada como atividade integrante do FestiPoa o ciclo "Percursos do romance de autoria negra feminina", coordenado pelo coletivo Atinukés, em parceria com o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da UFRGS (DEDS/UFRGS).

Esta atividade acontece entre 26 de abril e 24 de maio e está com inscrições abertas e gratuitas até o dia 22 de abril neste link. A atividade acontecerá na plataforma zoom e os inscritos receberão por e-mail o link para acesso.

Segundo a organização do evento, a escrita de autoras negras se inscreve na literatura brasileira com a autoridade de uma perspectiva singular. Afirma ainda que o ciclo irá trazer profissionais negras das áreas das letras, sociologia, teatro e história, para falar sobre quatro obras que ilustram a inserção da criação literária de mulheres negras na nossa literatura.

Confira a programação do ciclo:

26 de abril, 19h - Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, com Fidelayne Sousa e Nina Fola;

03 de maio, 19h - Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, com Ana dos Santos e Suelen Aires Gonçalves;

01 de maio, 19h - Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, com Dalva Maria Soares e Lara Cornelio;

15 de maio, 18h – Um defeito de cor, Dedy Ricardo e Fernanda Oliveira entrevistam a autora Ana Maria Gonçalves;

24 de maio, 19h - Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, com Lara Cornelio e Roberta Pedroso.

Sessões de lançamento

As sessões de lançamentos estão presentes nesta edição também de forma virtual. Duas lives apresentam os livros “João aos pedaços”, biografia de João Gilberto Noll escrita pelo jornalista e editor Flávio Ilha, e “Somos todos Caim”, livro de contos de Clarice Müller.

Atividades voltadas para escolas

O Projeto Pedagógico da Festipoa, que estará no ar entre 26 de abril e 26 de maio, vai oferecer oito encontros entre escolas e escritoras, uma oficina de escrita e um grande encontro com o homenageado Sérgio Vaz.

Os escritores participantes são: Christina Dias, Luna Vitrolina, Marcelo Martins Silva, Sérgio Vaz, Eliane Marques e José Falero. Encontros pelo Zoom. As inscrições podem ser feitas aqui.

Mais informações: [email protected]

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

13 de maio, quinta, 19h

Mesa dos homenageados: Ana Maria Gonçalves e Sérgio Vaz.
Mediação: Luna Vitrolira
Os homenageados conversam de modo geral sobre suas carreiras literárias, com mediação da poeta pernambucana Luna Vitrolira.

 

Ao longo do evento, entre 13 e 17, estão confirmadas as seguintes atividades: (dias e horários ainda estão sendo definidos)

 

- Bia Ferreira e Teresa Cristina. Mediação: Luna Vitrolira

A conversa das cantoras e compositoras, com mediação da poeta Luna Vitrolira, girará em torno dos temas feminismo, antirracismo, samba, religião e arte como posição política.

 

- Sarau em homenagem a Sérgio Vaz, com Elizandra Souza (mediadora), Lilian Rocha, Hamilton Borges e Raquel Almeida.

 

- Ferréz e Paulo Lins. Mediação: Marcelino Freire

O bate-papo dos escritores, com mediação de Marcelino Freire, abordará os lançamentos mais recentes de Ferréz e Lins e as temáticas que aproximam os trabalhos dos dois autores.

 

- Angélica Freitas e Letrux. Mediação: Fernanda Bastos

Bate-papo, permeado com leituras de poemas e crônicas dos livros mais recentes das escritoras. Além de suas produções literárias, Angélica e Letrux conversam sobre composições musicais.

 

- Dedy Ricardo e Fernanda Oliveira conversam com Ana Maria Gonçalves

A homenageada será entrevistada pelas convidadas sobre o livro ‘Um defeito de cor’.

 

- Antônio Pitanga e Jeferson Tenório

Neste encontro de gerações, o ator e diretor Antônio Pitanga e o escritor Jeferson Tenório falarão sobre a construção de personagens no cinema, teatro e literatura, racismo e arte como manifestação política.

 

- Lira Neto. Mediação: Ricardo Barberena

O escritor e jornalista, biógrafo de Getúlio Vargas, entre outros, falará sobre seu mais recente livro, lançado em março deste ano: Arrancados da terra.

 

- Live de lançamento de “João aos pedaços”, biografia de João Gilberto Noll, com Flávio Ilha, autor da biografia, e participação do jornalista e crítico literário José Castello.

 

- Geni Guimarães e Ricardo Aleixo. Mediação: Eliane Marques

Os autores conversam sobre sua produção poética, com leituras de poemas de seus livros mais recentes, com mediação da poeta e editora Eliane Marques.

 

- Criolo e Sérgio Vaz. Mediação: Luna Vitrolira

Um dos homenageados da edição, o poeta Sérgio Vaz, e o rapper Criolo vão conversar sobre temas relacionados ao trabalho artístico, suas trajetórias a partir da poesia e rap a partir da periferia de SP.

 

- Conceição Evaristo e Luedji Luna. Mediação: Ludmilla Lis

Encontro de gerações com a escritora mineira e a compositora baiana em que os temas memória, identidade, feminismo e corpo da mulher negra serão eixos do bate-papo das artistas.

 

-Itamar Vieira Júnior (em mesa com convidados a confirmar)

 

-Live de lançamento de “Somos todos Caim”, com Clarice Müller. Mediação: Reginaldo Pujol Filho.

 

- Allan da Rosa e Eliane Potiguara. Mediação: Carolina Neves

Neste bate-papo os escritores e educadores Eliane e Allan abordarão os temas da escrita, leitura e educação a partir das suas produções literárias e pedagógicas.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira