Rio de Janeiro

MEIO AMBIENTE

Ilhas Cagarras (RJ) entram para lista seleta internacional de locais preservados

"Pontos de Esperança" reconhece alta diversidade de espécies e alerta autoridades sobre necessidade de conservação

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Ilhas Cagarras
Ilhas a cinco quilômetros de Ipanema, na Zona Sul do Rio, entram em lista que tem Galápagos (Equador) e a Grande Barreira de Coral (Austrália) como integrantes - Áthila Bertoncini/Projeto Ilhas do Rio

O Monumento Natural das Ilhas Cagarras, que fica a cinco quilômetros da Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, entrou para a lista internacional dos chamados "Pontos de Esperança" (Hope Spots), pela importância, pela diversidade de espécies e também para alertar o poder público e da sociedade sobre a necessidade de conservação do ambiente natural.

Na lista integrada por 130 locais em todo o mundo, o Brasil era até agora representado apenas pelo Banco dos Abrolhos, área oceânica que corresponde ao Arquipélago de Abrolhos, na Bahia. A seleta lista inclui Galápagos, no Equador, e a Grande Barreira de Coral, na Austrália.

Segundo o "Mission Blue", aliança internacional para conservação marinha e responsável pelo reconhecimento dos locais, as Ilhas Cagarras "têm servido como um exemplo brilhante de resistência do ecossistema - embora localizadas em uma área metropolitana densamente povoada, essas ilhas permanecem um farol de esperança para a biodiversidade, abrigando várias espécies endêmicas e servindo como berçário e área de alimentação para muitas outras".

As Ilhas constituem a primeira Área de Proteção Marinha Proibida (MPA) do Rio de Janeiro e abrigam um dos maiores locais de formação de ninhos do Atlântico Sul para fragatas e atobás-marrons. Existem cerca de 5 mil e e 2.500 indivíduos restantes na colônia reprodutiva. Seis espécies de cetáceos (baleias e golfinhos) habitam as águas ao redor das ilhas em diferentes períodos do ano, incluindo baleias-de-bri, baleias-jubarte e golfinhos-nariz-de-garrafa.

A zona proibida de captura do MPA abrange 10 metros ao redor de cada uma das seis ilhas e ilhotas das Cagarras.

A candidatura das Cagarras para os "Pontos de Esperança" foi realizada pelo Projeto Ilhas do Rio, que há 10 anos faz o mapeamento de toda a fauna e flora terrestre e marinha. A iniciativa conta com uma equipe técnico-científica vinculada a instituições de ensino e pesquisa, além de diversas parcerias e apoios institucionais.

"Nossa missão é subsidiar órgãos tomadores de decisão com dados de pesquisas e monitoramentos de longo prazo, visando a proteção das ilhas da região fluminense, assim como conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação ambiental e do uso sustentável de recursos, em especial do MoNa Cagarras", informou o Ilhas do Rio.

Edição: Eduardo Miranda