Minas Gerais

PROTESTO

Movimento Rola Moça Resiste e moradores protestam contra a mineração na região

Na sexta (16), moradores da região denunciaram a continuidade das atividades da MGB

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Tráfego pesado de caminhões da mineradora continua na estrada que dá acesso às comunidades locais - Créditos da foto: Samuel Macedo

Na última sexta-feira (16), o Movimento Rola Moça Resiste e moradores das imediações da Serra do Rola Moça fizeram uma manifestação denunciando a continuidade de atividades da mineradora MGB (Mineração Geral do Brasil), na mina Casa Branca, na Zona de Amortização do Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

O Parque Estadual da Serra do Rola Moça é uma Unidade de Conservação Integral protegida pelo SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) e o Movimento Águas e Serras de Casa Branca tem alertado sobre o fato de a MGB estar realizando a retirada de minério da Mina Casa Branca, desativada há 20 anos, objeto de discussão na Justiça Estadual e Federal.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

O uso da estrada para comercialização de minério é proibido por lei e pelo Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Rola Moça. Mesmo assim, o tráfego pesado de caminhões da mineradora continua na estrada que dá acesso às comunidades locais, o que causa grande transtorno.

Um caminhão a cada seis minutos

“Eles pretendem realizar o transporte dos “rejeitos” sem licenciamento, escoando pela estrada um caminhão a cada seis minutos, fazendo o uso direto dos recursos naturais da Unidade de Conservação Integral, o que é proibido pela legislação".  Comenta Camila Leal, a advogada do Movimento Águas e Serras de Casa Branca, conselheira do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

Segundo ela, “eles estão anunciando que utilizarão a estrada por 13 horas diariamente, de 7h às 20h, alegando que estarão transportando rejeito das supostas barragens ali existentes. No entanto, um caminhão a cada seis minutos deixa claro que estão realizando atividade minerária”.

Com o slogan “A estrada é nossa”, o Movimento Rola Moça Resiste e entidades de defesa do Meio Ambiente, moradores de Casa Branca (distrito de Brumadinho), Brumadinho, Nova Lima e Belo Horizonte, localizados nas imediações da Serra do Rola Moça, fizeram a manifestação contra a continuidade das obras da mineradora MGB (Mineração Geral do Brasil) no Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

Edição: Elis Almeida