Rio Grande do Sul

Debate Virtual

Live discutirá ameaça de privatização do Banrisul, da Corsan e da Procergs

Conversa entre Olívio Dutra e Miguel Rossetto acontece neste domingo (25), com transmissão nas redes sociais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O debate também contará com a participação do presidente do SindBancários Porto Alegre e Região Metropolitana, Luciano Fetzner - Divulgação

Neste domingo (25), às 19h, o ex-vice-governador do estado e ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Miguel Rossetto, e o ex-governador Olívio Dutra promoverão uma live com objetivo de responder à pergunta: por que defender o plebiscito diante da ameaça da privatização? O debate também contará com a participação do presidente do SindBancários Porto Alegre e Região Metropolitana, Luciano Fetzner.

O evento será transmitido pelas páginas de Miguel Rossetto e Olívio Dutra no Facebook e também pela página do SindBancários no Facebook e pelo canal do sindicato no Youtube

O plebiscito popular é um dispositivo da Constituição Estadual, instituído durante o governo Olívio, para consultar a população sobre a proposta de venda de estatais gaúchas. Contudo, a PEC 280/19, que tramita na Assembleia Legislativa, quer revogar o instrumento democrático e abrir caminho para a venda do Banrisul, da Procergs e da Corsan. 

“O plebiscito, garantido pela Constituição gaúcha, é um patrimônio e uma conquista democrática do povo gaúcho. Ele é inalienável e não pertence aos deputados, é um direito que pertence ao cidadão e à cidadã”, destaca Rossetto. “Portanto, querer retirar esse direito é imoral, inconstitucional e inaceitável, é uma arbitrariedade que o parlamento gaúcho não deve fazer. Só o povo pode escolher entre preservar o seu patrimônio público, o Banrisul, a Corsan e a Procergs ou autorizar um governo a vender, privatizar ou a liquidar esse patrimônio”, complementa.

Apesar de ter sido apresentada pelo deputado Sérgio Turra (Progressistas) e não pelo Executivo, a proposta tem a simpatia do governador Eduardo Leite (PSDB), que expressou intenção de privatizar a Corsan, contrariando a promessa que havia feito durante a campanha eleitoral. 

A PEC tramita a passos largos na Assembleia e tem previsão de votação em plenário no dia 27 de abril. Por isso, o movimento sindical vem trabalhando para que a discussão se estenda e a sociedade possa se manifestar, levando em conta que o momento de pandemia não é propício para um debate tão aprofundado.

Diversas câmaras de vereadores e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) se manifestaram contrárias à continuidade da tramitação neste momento. 

*Com informações do SindBancários.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira