Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Série de documentários destaca a trajetória de cinco artistas gaúchos

Websérie "Arte como Ciência" exibe especial "Raízes"; lives com exibição dos documentários terá debates com artistas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Série de 5 documentários produzidos para a web aborda a trajetória de artistas gaúchos - Reprodução

O projeto Arte como Ciência lança uma edição especial chamada "Raízes". Iniciando nesta terça-feira (27), serão cinco encontros virtuais que vão prestar uma homenagem e refletir sobre a relevância da trajetória profissional de importantes nomes da cultura gaúcha: Vera Lopes, Mestre Pernambuco, Irene Santos, Zé da Terreira e Seli Maurício.

O projeto conta com a produção de um web-documentário sobre o trabalho de cada artista, cujo lançamento será acompanhado de uma mesa redonda virtual par debater a trajetória abordada. As mesas serão compostas por profissionais especialistas em cada temática.

Esta programação acontecerá na última semana de abril, e durante todo o mês de maio, sempre nas terças-feiras, às 14h30, no canal do Youtube do Arte Como Ciência e na página do Facebook

Programação

27 de abril - Mestre Pernambuco: quilombismo, a utopia viável

04 de maio - Vera Lopes: arteativista das lutas negras

11 de maio - Seli Maurício: o exercício da sensibilidade

18 de maio - Zé da Terreira: na cadência do tambor

25 de maio - Irene Santos: memória fotográfica de negros de alma preta

Sobre os documentários

O "Arte como Ciência: Raízes" foi criado em meio à pandemia da covid-19, e, segundo a produção do projeto apresenta pessoa que fizeram parte de momentos históricos essenciais às transformações dos modos de emocionar e refletir que as realizações artísticas promovem. Os web documentários que serão apresentados e debatidos são:

Vera Lopes: arteativista das lutas negras”, uma trajetória que engloba a arte negra no teatro, poesia, cinema e música;

Zé da Terreira: na cadência do tambor”, destacando seu trabalho no teatro de rua, performance política e música;

Seli Maurício: o exercício da sensibilidade”, artista plástica e bonequeira da cidade de Pelotas;

Mestre Pernambuco: quilombismo, a utopia viável”, com enfoque na promoção do carnaval de rua e sua relação filosófica e política com o quilombismo;

Irene Santos: memória fotográfica de negros de alma preta”, com ênfase na promoção do papel essencial da negritude na formação da cultura gaúcha. 

Segundo Viviane Juguero, coordenadora pedagógica do projeto, estas pessoas integram o momento presente, de forma contundente, pois nada substitui a relevância de suas experiências. Elas são e continuarão sendo essenciais ao desenvolvimento cultural do Rio Grande do Sul.

“Os discursos artísticos são fundamentais na configuração das estruturas sociais pois compõem as coordenações emocionais que embasam valores e desejos, e resultam nas escolhas de cada pessoa em relação às possibilidades dos contextos em que estão inseridas", afirma Viviane.

Já Daniela Israel, coordenadora técnica, pontua que este “é um projeto colaborativo, feito com muitas mãos, de diferentes lugares, envolvendo muita paixão, arte e ciência. Focamos em como um conteúdo pesado e difícil de ser entendido por vezes, possa ser leve, interessante, agregando e transformando a sociedade.”


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira