Rio Grande do Sul

Coluna

30 de abril de 1981, abril de 2021

Imagem de perfil do Colunistaesd
Nesta sexta, dia 30 de abril, véspera do Primeiro de Maio, lembramos os 40 anos do atentado que causou fissuras no governo e permaneceu sem identificação dos culpados - Foto: Anibal Philot/Site ABI
O Primeiro de Maio será festejado com luta por democracia, direitos, justiça social e democracia

Há exatos 40 anos. “Um sargento morreu por causa de uma explosão dentro do automóvel em que estava e que arrebentou grande parte da barriga do capitão que o acompanhava. Os dois, trabalhando para o serviço secreto do Exército, haviam sido incumbidos de explodir um centro de convenções onde 20 mil pessoas assistiam a um show alusivo ao Dia do Trabalhador.

Isso aconteceu no dia 30 de abril de 1981, uma quinta-feira, véspera do Primeiro de Maio. Mais coragem que os dois desastrados, que acabaram cometendo um atentado contra si próprios, teria o coronel do Exército, Job Lorena, 2 meses depois. Estribado em uma perícia de 700 páginas, Lorena tentou convencer os brasileiros de que a bomba fora jogada no carro por terroristas – teoria que seria desmentida pelas investigações” (Brasil 247, 14.04.2021).

O presidente Figueiredo quis apurar Riocentro, mas optou pelos companheiros de caserna, diz pesquisador (Vitor Nuzzi, Rede Brasil Atual, 28.04.2021). “Debate lembrou os 40 anos do atentado que causou fissuras no governo e permaneceu sem identificação dos culpados. A intenção da chamada linha dura seria culpar grupos de esquerda e, com isso, sabotar o processo de ‘abertura política’ em curso. Até hoje ninguém foi responsabilizado pelo episódio.

Outra bomba explodiu perto da casa de força e haveria mais uma outra atrás do palco onde os artistas se apresentaram na noite de 30 de abril de 1981, diante 20 mil pessoas. Um inquérito policial-militar deu em nada. O atentado continua sendo o segredo mais bem guardado da ditadura” (Riocentro: há 40 anos o Exército já conspirava contra o Brasil para atacar a esquerda, Diário do Centro do Mundo, 28.04.2021).

Abril de 2021, 40 anos depois. O jornalista Márcio Chaer, editor do portal Consultor Jurídico (CONJUR), desmonta como a ‘perícia’ da Política Federal sobre as mensagens de Delgatti foi feita sob encomenda para ajudar o ex-juiz Sérgio Moro, condenado por parcialidade e os Procuradores de Curitiba (Brasil 247, 14.04.2021). “Nesta segunda-feira, 12.04.2021, três peritos da PF entraram para o hall da fama junto com o coronel Lorena. Élcio Ricardo de Carvalho, Wilson dos Santos Serpa Jr., Fábio Melo Pfeifer produziram um ‘laudo’ em 9 páginas para duvidar da autenticidade dos arquivos roubados pelo hacker Walter Delgatti do armazém de dados do Procurador Deltan Dallagnol. O novo ‘laudo’, divulgado 2 dias antes de o STF discutir de novo a incompetência de Curitiba e a suspeição de Moro, tem lugar na história, ao lado do Inquérito Policial Militar de Job Lorena.”

Outras notícias de abril de 2021. Governadores reagem à ameaça de Bolsonaro, feita no Programa Alerta Especial, TV A Crítica, em 23.04.2021. Disse Bolsonaro: “Se tivermos problemas, nós temos um plano de como entrar em campo. E eu tenho falado: Eu sou o chefe supremo das Forças Armadas. Se precisar, iremos às ruas, não para manter o povo dentro de casa, mas para restabelecer todo o artigo quinto da Constituição. E se eu decretar isso, vai ser cumprido esse Decreto. As FFAA podem ir para a rua, sim, dentro das 4 linhas da Constituição, para fazer cumprir o artigo 5, direito de ir e vir, acabar com essa covardia de toque de recolher, direito ao trabalho, liberdade religiosa, de culto, para cumprir tudo aquilo que está sendo descumprido por parte de alguns governadores, alguns poucos prefeitos, mas que atrapalha toda nossa sociedade.” “Não estiquem a corda mais do que está esticada” (Bolsonaro ofende jornalista, ataca STF e ameaça governadores com Exército, Brasil 247, 26.04.2021).

“Outro dia, o capitão perguntou: ‘O que eu me preparo?’ E respondeu: ‘Não vou entrar em detalhes, um caos no Brasil.’ No Brasil, ao padecimento sanitário juntou-se um governo negacionista e caótico” (O caos de Bolsonaro, Elio Gaspari, UOL, 28.04. 2021). “Falas de Pazuello, Ramos e Guedes provam: Bolsonaro fez do governo hospício” (Thais Oyama, UOL, 28.04.2021).”Extremistas de direita vão fazer no Primeiro de Maio de 2021 manifestações contra o STF e por poderes de ditador para Bolsonaro” (Brasil 247, 20.04.2021). “Comparsas do miliciano Adriano da Nóbrega ligaram para ‘Jair’ e o ‘cara da casa de vidro’ após morte do miliciano” (Rede Brasil Atual, 25.04.2021).

A ditadura era aberta nos anos 1980, quando se acobertou o atentado do Riocentro, as Forças Armadas no centro do ‘espetáculo’, das mentiras e das ameaças antes do Primeiro de Maio, Dia das Trabalhadoras e dos Trabalhadores. O Brasil vive uma ditadura disfarçada nos anos 2020, com outros ‘espetáculos’, novas ameaças antes do Primeiro de Maio e mentiras, devidamente acobertadas pelas Forças Armadas.

Ao mesmo tempo, houve 100.000 mil óbitos pela pandemia do coronavirus em abril de 2021 no Brasil, mais de 3.000 mortes a cada dia. “Brasil se aproxima de 390 mil mortos pela covid-19 (hoje, 30.04, já são mais de 400 mil). Classe média da era Lula desaparece com Bolsonaro e afunda na pobreza e na miséria. Mais de 30 milhões de brasileiros saíram da classe C e país já tem mais de 35 milhões de miseráveis” (Brasil 247, 25.04.2021).

A democracia voltou nos anos 1980, com muita luta e mobilização, Diretas-Já e Constituinte. Nos anos 2020, a democracia voltará com muita luta e mobilização, Vacina para todas e todos já, Auxílio Emergencial já e Fora Bolsonaro já!

Ontem e hoje. Quanto tempo! Ou apenas 40 anos? Mas o Primeiro de Maio será festejado com luta por democracia, direitos, justiça social e democracia.

POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO!

* Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Katia Marko