Rio Grande do Sul

Pandemia em números

Com 198 óbitos, RS se aproxima das 25 mil mortes por covid-19

Foram registrados 8.126 novos casos nas últimas 24 horas, totalizando 974.969 pessoas já infectadas no estado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
RS é o quarto estado em relação a óbitos no país - Fabiana Reinholz

O Rio Grande do Sul registrou 198 óbitos em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta sexta-feira (30). Com isso, já são 24.951 vidas perdidas no território gaúcho em função da doença.

O RS também soma 974.969 infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, com a confirmação de 8.126 novos casos pela SES. Dos infectados até o momento, 935.559 (96%) são considerados recuperados e 14.382 (1%) estão em acompanhamento.

De acordo com a SES, Porto Alegre foi a cidade com o maior registro de vítimas fatais, sendo 31 óbitos, seguida de Canoas (13), Viamão (11), Caxias do Sul e Pelotas (10), Novo Hamburgo (9), Santa Cruz do Sul (8), Uruguaiana (7) São Leopoldo (6), Passo Fundo, Gravataí, Sapucaia do Sul e Esteio (4). Outras diversas cidades registraram, hoje, de um a três óbitos.

Dos 497 municípios gaúchos, somente 10 não têm registro de vítimas fatais.

Situação das UTIs no estado 

A ocupação geral das UTIs em todo o Rio Grande do Sul estabilizou em patamar de alerta, marcando 83,8% às 18h desta sexta-feira. São 2.826 pacientes em 3.372 leitos de UTI. Dos pacientes internados, 1.755 (62,2%) têm diagnóstico positivo para a doença e mais 100 (3,5%) estão sob suspeita.

A ocupação dos leitos de UTI da rede privada registra 92,8% em todo o estado. Já os leitos do Sistema Único de Saúde têm ocupação de 80,4%. Dos 2.473 leitos SUS em operação, 1.989 estavam ocupados.

Ocupação dos leitos na Capital 

A ocupação dos leitos de Porto Alegre segue em situação preocupante, alcançando hoje a marca de 91,10%. Ao menos quatro hospitais da cidade estão atendendo além da sua capacidade. 

Dos 870 pacientes em cuidados intensivos na Capital, 515 têm covid-19 confirmada. Além disso, 8 têm suspeita da doença e 22 positivados aguardam na emergência por leitos.

RS em bandeira vermelha até 10 de maio 

De acordo com informação divulgada pelo Executivo estadual, uma vez que o Rio Grande do Sul está, desde terça-feira (27), com bandeira vermelha (risco alto) em todo o território, não haverá divulgação da rodada semanal do Distanciamento Controlado. O modelo de distanciamento se encontra em fase de transição até 10 de maio, quando um novo sistema de controle da pandemia será apresentado à população.

A 51ª rodada do modelo, cujos cálculos foram divulgados na sexta-feira passada (23) e traziam todo o território em bandeira preta (risco altíssimo) pela nona vez consecutiva, foi a última do Distanciamento Controlado como é conhecido. O governo informa que seguirá divulgando diariamente o boletim de hospitalizações elaborado pelo Comitê de Dados, que traz informações das regiões Covid, das macrorregiões e do RS como um todo, e o resumo diário de casos no estado, no país e em países selecionados. 

Todos os levantamentos estão disponíveis no site do Comitê de Dados.

País ultrapassa as 403 mil mortes

O Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) registrou, em boletim publicado hoje (30), 2.595 óbitos e 68.333 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 403.781 mortes e 14.659.011 contaminados pelo novo coronavírus.

De acordo com o Conass, o RS permanece como o terceiro estado em número de infectados e o quarto em relação às vítimas fatais. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira