Pernambuco

VACINA

Pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas começarão a ser vacinados em PE

Vacina da Pfizer também começará a ser aplicada em cidades da região metropolitana a partir da próxima semana

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Os municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife irão receber as vacinas da Pfizer/BioNTech para a população - Miva Filho/Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Pernambuco recebeu, na manhã desta quinta-feira (29), mais 212.450 doses de vacinas contra a Covid-19. Com essa nova remessa, será iniciada a imunização do grupo de comorbidades, além das grávidas e puérperas. Além disso, o insumo ajudará no avanço da primeira dose dos idosos entre 60 e 64 anos e nos trabalhadores de força de segurança e salvamento e a a segunda dose dos idosos.

Neste primeiro momento, serão priorizadas no grupo de comorbidades todas as pessoas, entre 18 e 59 anos, com as seguintes condições: pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), obesidade mórbida, pessoas com síndrome de Down, pessoas transplantadas de órgãos sólidos ou medula óssea, pessoas vivendo com HIV e imunossuprimidos (indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas). De acordo com o secretário de Saúde André Longo,  60% das pessoas que morreram pela covid-19 em Pernambuco tinham algum tipo de comorbidade

Também estão inclusos nessa primeira fase o grupo de pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos, pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de benefício de prestação continuada (BPC) de 55 a 59 anos e gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade. Essa população se baseia em recomendações do Ministério da Saúde (MS) e pactuação da Secretaria Estadual de Saúde junto aos municípios na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). 

Para comprovação das comorbidades, a SES-PE produziu um modelo de atestado para que um profissional de saúde informe a doença preexistente do paciente apto a receber a vacina contra a Covid-19. Nesse documento, é obrigatório constar carimbo, matrícula e/ou registro do conselho de classe. Em unidade de saúde da Família (natureza pública), médico e enfermeiro podem atestar. Nas policlínicas e unidades de saúde de natureza privada: apenas os médicos podem atestar. Além desse atestado, poderão ser anexados outros documentos para comprovação da comorbidade do paciente, como receitas, relatório médico, prescrição médica, entre outros que contenham carimbo da unidade com Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), bem como assinatura e carimbo do profissional responsável.

Os municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife irão receber as vacinas da Pfizer/BioNTech para a população, como pactuado entre o órgão federal, Estado e municípios. De acordo com o Ministério da Saúde, as doses desse fabricante chegarão em Pernambuco nesta sexta (30) e o sábado (01). Essa vacina também deve ser aplicada em duas doses, com um intervalo de 21 dias entre elas.

Diferentes das outras vacinas em uso no Brasil, a da Pfizer precisa ficar armazenada, inicialmente, entre -25°C e -15°C, mantendo nesta faixa de temperatura por até 14 dias. O Governo de Pernambuco já possui os equipamentos necessários para esse tipo de armazenamento, garantindo a conservação das doses para posterior fornecimento às cidades.

“O Brasil contava com apenas duas vacinas para a Covid-19, o que é muito pouco para um país de extensão continental. A chegada do imunizante da Pfizer é muito importante, apesar do quantitativo pequeno, especialmente nessa etapa da vacinação, para os pacientes com comorbidades e imunodeprimidos”, pontuou o médico Eduardo Jorge, representante da Sociedade Brasileira de Imunizações no Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19.

Até o momento, Pernambuco já aplicou 1.996.076 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 1.352.508 foram primeiras doses. Em relação à segunda dose, já foram beneficiados 643.568 pessoas que já finalizaram o esquema de vacinação

 

Edição: Vanessa Gonzaga