Rio Grande do Sul

Pandemia em números

Com 5.859 novos casos, RS tem mais de 986 mil pessoas já infectadas 

Foram registrados 252 óbitos no estado nas últimas 24 horas, totalizando 25.417 vítimas fatais por conta da covid-19

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Dos 497 municípios gaúchos, apenas nove não têm registro de vítimas fatais - Créditos da foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Rio Grande do Sul registrou 252 óbitos em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta terça-feira (4). Com isso, já são 25.417 vidas perdidas no território gaúcho em função da doença.

O RS também soma 986.491 infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, com a confirmação de 5.859 novos casos pela SES. Dos infectados até o momento, 947.857 (96%) são considerados recuperados e 13.139 (1%) estão em acompanhamento.

De acordo com a SES, Porto Alegre foi a cidade com o maior registro de vítimas fatais, sendo 45 óbitos, seguida de Santa Maria (12), Canoas e Gravataí (11), Uruguaiana (10), Caxias do Sul e São Leopoldo (9), Pelotas (8), Bagé (7), Novo Hamburgo, Alvorada e Viamão (4). Outras diversas cidades registraram, hoje, de um a três óbitos.

Dos 497 municípios gaúchos, somente nove não têm registro de vítimas fatais.

Situação das UTIs no estado 

A ocupação geral das UTIs em todo o Rio Grande do Sul marcou 82,9% às 18h desta terça-feira. São 2.791 pacientes em 3.368 leitos de UTI. Dos pacientes internados, 1.711 (61,3%) têm diagnóstico positivo para a doença e mais 129 (4,6%) estão sob suspeita.

A ocupação dos leitos de UTI da rede privada registra 96,4% em todo o estado. Já os leitos do Sistema Único de Saúde têm ocupação de 78,1 %. Dos 2.496 leitos SUS em operação, 1.950 estavam ocupados.

Ocupação dos leitos na Capital 

A ocupação dos leitos de UTI em Porto Alegre registrou a marca de 91,49% hoje. Ao menos quatro hospitais da cidade estão atendendo além da sua capacidade e três estão em seu limite.

Dos 860 pacientes em cuidados intensivos na Capital, 467 têm covid-19 confirmada. Além disso, 17 têm suspeita da doença e 15 positivados aguardam na emergência por leitos.

País ultrapassa as 411 mil mortes

O Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) registrou, em boletim publicado hoje (4), 2.966 óbitos e 77.359 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 411.588 mortes e 14.856.888 contaminados pelo novo coronavírus.

De acordo com o Conass, o RS permanece como o terceiro estado em número de infectados e o quarto em relação às vítimas fatais. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira