Rio de Janeiro

HOMENAGEM

Moradores de Niterói (RJ) aprovam mudar nome da Rua Moreira César para Paulo Gustavo

Mais de 34 mil pessoas participaram da consulta pública e 90,2 % apoiaram a homenagem ao ator niteroiense

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O humorista Paulo Gustavo era niteroiense e morreu em decorrência de complicações ocasionadas pela covid-19 no dia 4 de maio - Foto: divulgação

A Prefeitura de Niterói anunciou no último sábado (8) que vai iniciar o processo de mudança de nome da Rua Coronel Moreira César para Rua Ator Paulo Gustavo. A decisão veio após o resultado de uma consulta pública aberta pelo governo municipal. Segundo a prefeitura, 34.414 pessoas participaram da pesquisa e 90,2 % apoiaram a alteração que homenageia o comediante niteroiense morto no início de maio por complicações causadas pela covid-19.

As mulheres responderam por cerca de 70% dos votos. O bairro de Icaraí, onde fica a Rua Moreira César, marcou presença na votação, com quase 11 mil votos. A faixa etária mais participativa foi a de 20 a 29 anos (34%), seguida da turma de 30 a 39 anos (24%) e maiores de 50 anos (17%).

Leia mais: "Canalha", "Genocida": reação por morte de Paulo Gustavo responsabiliza Bolsonaro

Nos próximos dias o prefeito Axel Grael (PDT) vai enviar uma Mensagem Executiva para a Câmara de Vereadores solicitando a alteração no nome da rua. A consulta foi feita através da plataforma Colab, entre os dias 5 e 8 de abril. Essa foi a maior consulta realizada através do Colab no país e o maior processo participativo da cidade, segundo o governo municipal.

O mandato da vereadora Walkíria de Nictheroy (PCdoB) já havia protocolado uma indicação legislativa de mudança de nome antes da prefeitura realizar a consulta pública. A parlamentar comemorou o resultado em suas redes sociais.

"Moreira César ficou marcado na história do nosso país por ter sido executor de Antônio Conselheiro na Guerra de Canudos. Já Paulo Gustavo foi um artista Niteroiense que sempre homenageou nossa cidade em suas produções, que mobilizou o Brasil inteiro para ver o filme com maior bilheteria do cinema brasileiro!", escreveu.

Legado

Paulo Gustavo deixou o marido, o dermatologista Thales Bretas, com quem ele se casou em 2015, e os filhos Romeu e Gael. Outra presença marcante na vida pessoal e pública do humorista foi sua mãe, Dona Déa, que inspirou a personagem Dona Hermínia.

Dona Hermínia é fruto de observações do ator sobre sua própria mãe. A personagem, que mistura momentos de drama e de comédia, estreou em 2003 nos teatros do Rio no espetáculo “Minha mãe é uma peça”. O sucesso levou o ator em turnê pelo país. 

Além de seu maior sucesso, Paulo Gustavo também fez programas humorísticos como “Vai que cola” e “220 Volts” na televisão.

Edição: Jaqueline Deister