Rio Grande do Sul

Literatura

Autor Miguel da Costa Franco lança livro chamado “A filha do Dilúvio”

Romance apresenta casais de realidades sociais distintas; narrativa foi inspirada pelo jornal Boca de Rua

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Livro de Miguel da Costa Franco fala sobre personagens de realidades sociais totalmente distintas - Divulgação

No livro “A filha do Dilúvio”, a ser lançado pela editora Libretos, o autor Miguel da Costa Franco apresenta uma história com personagens de diferentes classes socais. Segundo a editora, o livro trata de temas urgentes como a desigualdade e as contradições da vida.

O lançamento do romance terá um evento virtual, na quarta feira (12), às 19h, no Facebook da Libretos. O evento terá uma reapresentação na sexta-feira (14), também às 19h, no YouTube.

A proposta da live é uma conversa entre o autor Miguel da Costa Franco com a também escritora Leticia Wierzchowski e o jornalista e escritor Rafael Guimaraens. Serão abordados temas como a estrutura de seu romance e também questões de "A filha do Dilúvio".

Sobre o livro

O autor apresenta duas realidades: o "povo das casas" e o "povo das ruas". Rosa e Caçapava são moradores de rua, enquanto João e Sandra são um casal de classe média.

Para a construção dos personagens, o autor comenta que foi fundamental o seu contato com o jornal Boca de Rua, editado com o apoio da Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (Alice).

“Esse periódico, vendido pelas esquinas da cidade, com o qual aprendi muito, dá voz ao ‘povo das ruas’, falando de seu universo, de seu desamparo e das dificuldades cotidianas, da violência institucional, da ausência de políticas públicas efetivas para enfrentar o problema da exclusão”, afirma o autor.

Sobre o autor

"A filha do Dilúvio" é o segundo romance de Miguel da Costa Franco. O autor escreveu também "Imóveis Paredes" (Libretos, 2015) e "Não Romance" (Metamorfose, 2018), contos selecionados. Foi finalista do Prêmio da Associação Gaúcha de Escritores na categoria Narrativas Curtas e recebeu premiações também por conto, crônica e poesia.

Participou de coletâneas, entre as quais a "Antologia de Contistas Bissextos" (L&PM, 2007). Escreveu o roteiro do filme "O último desejo do Dr. Genarinho" (2002), foi corroteirista do telefilme e da série de tevê "Doce de Mãe" (2012 e 2014), vencedora do International Emmy Award for Best Comedy em 2015, e colaborou no roteiro de "Aos Olhos de Ernesto" (2019), todos produzidos pela Casa de Cinema de Porto Alegre.

Mantém um site próprio, onde publica regularmente. Colaborou com jornais e revistas, como Correio do Povo, Pasquim Sul, Não, Parêntese e Sepé.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira