Rio Grande do Sul

Coluna

Os sonhos vêm da periferia

Imagem de perfil do Colunistaesd
"Mesmo com toda pressão que sofrem, todas encontram tempo para se engajar em ações coletivas"
"Mesmo com toda pressão que sofrem, todas encontram tempo para se engajar em ações coletivas" - Reprodução Blogueiras Negras
Quando perguntadas sobre o que significa ser uma mãe de periferia, há uma palavra em comum: luta

Ser mulher em um país como o Brasil que desde 2013 é o 5º lugar em feminicídios no mundo é arriscado. Se considerarmos que apenas 10% das cadeiras do Parlamento – onde são feitas as leis – é ocupado por mulheres, vemos que os riscos aumentam.

Ainda, estamos em 92° lugar em uma lista que mede a desigualdade entre homens e mulheres em 159 países. Entre as razões para essa colocação estão as diferenças salariais entre homens e mulheres e o alto índice de mortalidade materna, que atingem mais fortemente os setores populares.

Ser mulher periférica acrescenta muitos graus de temperatura na fervura da desigualdade.

Se esta mulher é, ainda, mãe, é necessário estar preparada para redobrados desafios. Enfrentamos uma realidade de 11,5 milhões de “mães solo”, sendo grande parte delas do meio popular. Quando se trata de uma mãe que é uma mulher negra e/ou tem um filho com deficiência, somam-se ainda mais dificuldades.

Estas mulheres não são apenas números, estatísticas. São reais. Nós, nossas vizinhas. Agora, como estas nossas amigas, conhecidas, estão vivendo a complexidade que suas vidas já carregam, em meio a uma pandemia?

Imagine ter que explicar para uma menina de 7 anos, cheia de energia, que ela não pode ir na casa das colegas e que mesmo com as pessoas da comunidade não usando máscara e aglomerando nas esquinas, ela precisa ficar em casa e se sair, precisa estar com a máscara. Pense em um jovem com deficiência – especial, nas palavras da mãe – que normalmente não lida bem com o contato com pessoas estranhas, tendo que aceitar medição de temperatura, ou que tentem colocar álcool gel em suas mãos.

Ou, ainda, ver seus ganhos reduzidos porque a comercialização dos produtos que fazia caiu. E, mais, conviver com o receio de que alguém da casa se contamine e não seja possível o isolamento, pois só há um banheiro, a casa é muito pequena, há poucos quartos.

Situação agravada pelo fato de que, nas comunidades de periferia, as casas tendem a ser muito coladas umas nas outras, facilitando que a umidade se concentre e os problemas respiratórios aumentem.

Estes são apenas alguns aspectos desta realidade. O mais importante, talvez, seja perceber como ela é encarada. Com cuidado para não romantizar o sofrimento, é impossível não dar destaque para a capacidade destas mulheres de se desdobrarem e de criarem alternativas em meio ao caos externo.

Todas, em maior ou menor medida, passaram a aprender para poder ensinar a suas filhas e filhos. Resgataram aprendizados vividos com as mais antigas – como o uso de ervas, para tornar mais leve o cotidiano. Criaram redes com vizinhas/os e amigas/os para vender seus produtos.

Em qualquer dos casos, o trabalho fora, ou em casa, o cuidado de filhas/os, apoio a amigas e familiares, é feito basicamente sem acesso a políticas públicas. Lembremos que, em Porto Alegre, ano após ano, a oferta de vagas em creches e escolas infantis é insuficiente, ao ponto de que, mesmo na pandemia, em que a procura reduziu, há duas vezes mais inscritos do que vagas para essa política pública.

Mas, ainda assim, segue-se sonhando.

Nessa luta diária, cada uma destas mulheres reafirma a esperança no futuro. Quais seus sonhos?

Uma praça na comunidade, onde possa levar o filho especial, quem sabe com aparelhos de ginástica, para ajudar na saúde. Que a convivência familiar que se ampliou com o isolamento social, contribua para que as pessoas percebam o que vinham perdendo, permanentemente conectadas em redes sociais. Que o governo deixe de inviabilizar a vacina, para poder voltar a abraçar aos seus, porque não é possível que – nas suas palavras – “o psicólogo” fique bem, sem as pessoas poderem demonstrar afeto também com o toque.

Estas mulheres, que perguntadas quando são somente elas mesmas e não mães, irmãs, esposas, filhas, têm dificuldade de responder, tem outro elemento em comum. Quando perguntadas sobre o que significa ser uma mãe de periferia, há uma palavra em comum: luta.

Mesmo com toda pressão que sofrem, todas encontram tempo para se engajar em ações coletivas.

Os sonhos vêm da periferia. A luta por torná-los reais também.

Assinam:
Hannah Rocha Rodrigues - moradora do Espigão/Viamão
Helena Fagundes - moradora da Bom Jesus/P. Alegre
Jocelaine Santos da Silva - moradora da Cascata/P. Alegre
Lisiane Barbosa Teixeira - moradora da Cascata
Zadi Zaro - Col. Feminista Outras Amélias

* Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Katia Marko