Rio Grande do Sul

Entrevista

Editora Expressão Popular lança livro sobre guerras híbridas na América Latina

Brasil de Fato RS conversou com um dos autores, o historiador e doutorando em História pela UFRGS Miguel Enrique Stédile

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Miguel Enrique Stédile também é coordenador do Instituto de Educação Josué de Castro e integrante do Front – Instituto de Estudos Contemporâneos - Foto: Rafael Stédile

O livro “Ninguém regula a América – guerras híbridas e intervenções estadunidenses na América Latina”, da pesquisadora do Instituto Tricontinental e do GEDES/UNESP, Ana Penido, e do historiador, doutorando em História pela UFRGS, coordenador do Instituto de Educação Josué de Castro e integrante do Front – Instituto de Estudos Contemporâneos, Miguel Enrique Stédile, faz parte da Coleção Emergências – uma iniciativa da Fundação Rosa Luxemburgo e da Editora Expressão Popular.

Na ampla pesquisa realizada, os autores buscam responder questões como: os EUA são um império em decadência ou uma força geopolítica reafirmando sua área de influência hegemônica? Estaríamos diante do ocaso final do império estadunidense ou seria essa somente mais uma fase na consolidação de seu poder?

Quando o século XX estava terminando, apenas 20 anos atrás, tudo indicava que os próximos anos seriam de supremacia política, econômica, cultural e militar dos EUA. Não à toa, o historiador estadunidense Francis Fukuyama celebrou o “fim da história” (Fukuyama, 1992): a União Soviética, polo oposto na Guerra Fria, fora dissolvida; o capital financeiro, sediado em Wall Street, era o centro dinâmico do capitalismo, e sua versão política, o neoliberalismo, era largamente adotado por países periféricos, em especial na América Latina.

Seguindo, em teoria, as orientações de organismos multilaterais, mas sob a direção de Washington – como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial –, empresas estatais e restrições à exploração da natureza foram transformadas em oportunidades de lucros para empresas do centro do capitalismo. Culturalmente, todo o mundo almejava o American way of life.

Militarmente, a hegemonia em termos de equipamentos e tecnologia estadunidense era inconteste, e o país reformulava sua estratégia militar para lidar com o que ele mesmo propunha como “novas ameaças”.

Frente à nova reorganização da geopolítica mundial, na qual está inserido o papel da China, que organizou sua economia para a inserção em âmbito global, e que nos últimos anos tem procurado fortalecer sua posição diante da crise financeira internacional, e, neste contexto, é acompanhada pelo ressurgimento político, econômico e militar da Rússia – a obra ajuda a entender as mudanças na grande estratégia estadunidense, principalmente para a América Latina, em especial, o Brasil.

Segundo os autores, os EUA acuados em algumas esferas de disputa, como a econômica e a tecnológica, se voltaram novamente para a América Latina. E, se for necessário, o império estadunidense recorre ao uso de formas mais sofisticadas e modernas de intervenção na soberania dos países, utilizando, em especial, as transformações tecnológicas nas comunicações e métodos de guerras não convencionais, chamados por alguns autores de guerras híbridas.

Baixe gratuitamente o livro, clicando aqui!


Obra faz parte da Coleção Emergências – uma iniciativa da Fundação Rosa Luxemburgo e da Editora Expressão Popular / Divulgação

Confira entrevista com o historiador Miguel Enrique Stédile.

Brasil de Fato RS - O livro “Ninguém regula a América – guerras híbridas e intervenções estadunidenses na América Latina” analisa as diversas formas de intervenção dos Estados Unidos na América Latina, desde as diretas até as mais recentes guerras híbridas. Quais os principais exemplos dessa intervenção?

Miguel Enrique Stédile - Desde 1991, na posição de única potência mundial, os Estados Unidos utilizaram de várias ferramentas para obter privilégios em relações desiguais com outras Nações. Se olharmos para as relações com a Venezuela no século XXI vamos ver quase todas elas: sanções econômicas, pressões diplomáticas, financiamento de paramilitares, tentativas de golpes de Estado e um presidente fantoche.

BdFRS – Quais foram as mudanças na grande estratégia estadunidense, frente à nova reorganização da geopolítica mundial, na qual está inserido o papel da China e da Rússia?

Miguel - No início do século XXI, os EUA tiveram que lidar com duas ondas de oposição, os governos progressistas na América Latina e a ascensão comercial da China. Toda estratégia dos EUA foi tentar impedir este mundo multipolar.

A novidade é que os EUA usam táticas da guerra assimétrica, táticas que identificaram que seriam usadas contra ele, de uma força menor contra um adversário maior: utilizar forças civis, disputar ideologicamente, usar a comunicação.

É como se o Golias resolvesse atacar Davi com a funda. Isso e desestruturar as fronteiras para manter o adversário permanentemente exaurido com um inimigo próximo. Este é o caso da Ucrânia com a Rússia, Honk Kong com a China e a Colômbia com a Venezuela.

BdFRS – Quais são e como identificar as novas formas de intervenção dos EUA na soberania dos países?

Miguel - Nós brincamos que as novas formas de dominação são as velhas, porque nos primórdios da teoria militar já constam estas ideias de que a melhor vitória é aquela em que seu exército não precisou combater.

Há muitas formas utilizadas hoje que já têm sido utilizadas pelos EUA há anos, vide os golpes de Estado na América do Sul nas décadas de 1960 e 1970. A novidade está na qualidade da comunicação. Com as redes sociais e a economia de dados é possível customizar as mensagens, ou seja, produzir mensagens direcionadas a públicos específicos para mobilizar para aquelas questões. Isso e o uso das táticas da guerra assimétrica pelo adversário mais forte.

BdFRS - Os EUA são um império em decadência ou uma força geopolítica reafirmando sua área de influência hegemônica?

Miguel - São as duas coisas. Os EUA são "decadentes" no sentido que não exercerão mais o poder solitariamente como no final do século XX ou mesmo da forma como foi na Guerra Fria. A China atua de forma muito inteligente na diplomacia e o novo mundo multipolar não será de blocos estanques como era o mundo capitalista e o mundo comunista do século XX.

Mesmo porque a China sempre teve relações com o "terceiro mundo" que interessava menos a antiga URSS. Neste cenário, as áreas de influência estarão em constante disputa e por isso os EUA precisam reafirmar seu domínio sobre a nossa região que é rica em commodities agrícolas e minerais.

BdFRS – Vocês afirmam no livro que entender como as agressões estadunidenses aos Estados nacionais ocorrem na América Latina, a partir da análise dos últimos golpes no continente e do caso brasileiro, pode ser a chave para entendermos o que ainda está por vir. O que está por vir?

Miguel - Acredito que num mundo multipolar as disputas serão mais sutis e obscuras. Ao menos com os EUA sob direção dos Democratas, que se caracterizam mais pelo soft power do que a diplomacia tosca de Trump que só surtia efeito com os Bolsonaros e Ernesto Araújo. E são disputas por áreas de influência, desde quem extrai minério, quem garante a rede de 5Gs, quem vende a vacina, quem reconstruirá a economia mundial... e obviamente por estes critérios, a China leva vantagem.

BdFRS – Como entender o fenômeno das revoluções coloridas e guerras híbridas no caso brasileiro?

Miguel - Estritamente pelo conceito do Andrew Korybko que entende guerra híbrida como revolução colorida e conflito armado, no Brasil não tivemos guerra híbrida, apenas a fase da revolução colorida. E essa é uma das nossas preocupações no livro, porque o conceito de guerra híbrida tem sido utilizado de forma tão abrangente que se aplica a qualquer coisa.

Guerra Híbrida é sempre de um Estado contra o outro. A diferença na América Latina é de que aqui, os EUA contam com as instituições do Estado para derrubar o próprio governo. Daí o Lawfare pelo Judiciário e os golpes parlamentares no Paraguai e Brasil. Ainda assim, evidentemente táticas de revoluções coloridas, através da ação de think thanks e ONGs, foram usadas no Brasil em 2016.

BdFRS – O livro também traz a afirmação de que um povo que não tem suas condições mínimas de vida asseguradas pelo Estado não se envolverá em sua proteção, não se identifica com a pátria e é menos crítico às tentativas de intervenção estrangeiras. Isso explica o desmonte do Estado que vivemos nos últimos anos?

Miguel - O desmonte do nosso Estado é parte do processo que levou à hegemonia global dos EUA. A decadência da URSS coincide com o capital financeiro ocupando o papel do centro dinâmico do capitalismo e determinando a organização do sistema. Este capital financeiro precisava destruir o Estado seja para não ter obstáculos para entrar ou sair, seja para transformar serviços públicos em mercadoria através das privatizações. O neoliberalismo é a face política desta mudança econômica e o agente destes dois fenômenos são os EUA como potência única do final do século XX.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira