Rio Grande do Sul

APOIO AO SINDICATO

Entidades sindicais lançam moção de apoio ao Simpa

Sindicato dos Municipários de Porto Alegre foi alvo, nesta semana, de uma nota de repúdio da Câmara de Vereadores

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Representantes do Sindicato na tarde desta segunda-feira, em manifestação em frente à Câmara Municipal - Elson Sempé Pedroso/CMPA

Assinado pela base aliada do governo de Sebastião Melo (MDB), os vereadores Ramiro Rosário (PSDB), Felipe Camozzato (Novo), Comandante Nádia (Dem), Mauro Pinheiro (PL), Fernanda Barth (PRTB), Claudio Janta (SD) e Mari Pimentel (Novo), o texto da moção alega que a peça publicitária desenvolvida pelo Sindicato teria sido discriminatória contra trabalhadores da iniciativa privada. A moção foi aprovada por 21 votos favoráveis e 13 contrários, na noite desta segunda-feira (17). Frente a esse episódio, entidades sindicais como Sindisepe, Sindicaixa, Sintergs, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) lançaram notas de repúdio e moção de apoio ao Simpa. 

De acordo com os vereadores que assinam a moção, há na referida propaganda institucional do Simpa “clara discriminação pela origem social dos trabalhadores da área da saúde”. Na avaliação do Simpa esse ataque é uma resposta à luta vitoriosa para impedir a terceirização do atendimento no Hospital de Pronto Socorro (HPS). “O Sintergs se coloca ao lado do Simpa na defesa dos trabalhadores, do serviço público de qualidade e do Sistema Único de Saúde (SUS)”, aponta a entidade, que questiona os interesses por trás de quem ataca o funcionalismo municipal. 

Na moção de apoio do Sindisepe e Sindicaixa, assinada em conjunto, as instituições afirmam que a luta legítima dos trabalhadores por seus direitos não pode jamais ser alvo de ataques antidemocráticos por parte do parlamento. “A base de sustentação do governo Melo mostra a face autoritária deste governo, atuando de forma similar a Bolsonaro, atacando as liberdades democráticas tão duramente conquistadas pelo nosso povo."

Para o CTB, a nota de repúdio aprovada pela base governista demonstra o retrocesso, a criminalização, o descaso e a intransigência da parcela majoritária dos vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre. Para a Central, esta parcela insiste em penalizar e desconstituir trabalhadores e trabalhadoras que, diariamente, fazem com o seu empenho e dedicação as políticas públicas de qualidade chegarem na vida das pessoas.

Vereadores da oposição em suas redes sociais também manifestaram apoio ao Sindicato municipal. 

Abaixo, o texto completo dos Sindicatos

Moção de apoio e solidariedade ao Simpa 

O SINDICAIXA E O SINDSEPE/RS manifestam irrestrito apoio e sua solidariedade ao SIMPA Sindicato dos Municipários de Porto Alegre e aos servidores municipais, atacados pela base governista da Câmara Municipal, que, por ser  maioria, aprovou no dia 17 de maio moção contra uma peça publicitária desenvolvida pela entidade sindical. A luta legítima dos trabalhadores por seus direitos não pode jamais ser alvo de ataques antidemocráticos por parte do parlamento. Assim, a base de sustentação do governo Melo mostra a face autoritária deste governo, atuando de forma similar a Bolsonaro, atacando as liberdades democráticas tão duramente conquistadas pelo nosso povo.
Todo apoio à luta dos municipários e solidariedade ao SIMPA e à sua direção!
Diva Luciana da Costa - Presidenta do SINDSEPE/RS
Erico Corrêa - Presidente do SINDICAIXA

Sintergs se solidariza ao Simpa após ataque de vereadores aos servidores

O Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo do Rio Grande do Sul (Sintergs) presta solidariedade ao Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), que foi alvo de nota de repúdio da Câmara de Vereadores. O Sintergs questiona os interesses por trás de quem ataca o funcionalismo municipal, já que esta agressão de parte dos vereadores atinge a todos os servidores da Capital.

O Simpa considera esse ataque uma resposta à luta vitoriosa para impedir a terceirização do atendimento no Hospital de Pronto Socorro (HPS). O Sintergs se coloca ao lado do Simpa na defesa dos trabalhadores, do serviço público de qualidade e do Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto que justifica a moção de repúdio distorce a realidade, ao afirmar que uma campanha do Simpa teria sido discriminatória contra trabalhadores da iniciativa privada. Foi assinado pelos vereadores Ramiro Rosário (PSDB), Felipe Camozzato (Novo), Comandante Nádia (Dem), Mauro Pinheiro (PL), Fernanda Barth (PRTB), Claudio Janta (SD) e Mari Pimentel (Novo).

Nota de apoio ao SIMPA

“A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) se solidariza e apoia o SIMPA 
A moção de repúdio votada ontem à noite no apagar das luzes contra o SIMPA demonstra o retrocesso, a criminalização, o descaso e a intransigência da parcela majoritária dos vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre que é da base aliada do prefeito, que insiste em penalizar e desconstituir trabalhadores e trabalhadoras que, diariamente, fazem com o seu empenho e dedicação as políticas públicas de qualidade chegarem na vida das pessoas.

Atacar o SIMPA, é atacar os(as) trabalhadores(as) de Porto Alegre.
O Sindicato dos Municipários(as) de Porto Alegre (SIMPA) foi fundado em 14 de outubro de 1988, logo após a promulgação da Constituição Federal, sendo o primeiro sindicato representativo de servidores(as) públicos municipais do Brasil. Com sede e foro na cidade de Porto Alegre/RS, o SIMPA é uma entidade civil, autônoma e sem fins lucrativos, constituída para a defesa e representação da categoria profissional dos servidores(as) do Município de Porto Alegre.

Portanto, a CTB se solidariza e apoia o SIMPA que representa trabalhadores e trabalhadoras aguerridos(as), engajados(as), resistentes, que sempre estão nas lutas em defesa da democracia e da classe trabalhadora. Porto Alegre, 18 de maio de 2021 – Silvana Conti – Vice – Presidenta da CTB/RS”


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira