Minas Gerais

FORMAÇÃO

BdF MG lança curso sobre bases teóricas e planejamento da Comunicação Sindical

De 7 a 16 de junho, aulas online serão ministradas por pesquisadores e profissionais experientes da área

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Aulas acontecem on-line, de 17h às 18h30 - Imagem: Divulgação

O Brasil de Fato MG continua sua pesquisa e formação para construir as bases de uma boa comunicação voltada aos trabalhadores. Por isso, neste mês de junho, realizamos mais uma etapa do curso Ideias de Categoria, dessa vez voltada à origem: estudar as bases teóricas para uma boa comunicação sindical. (Link para inscrição aqui)

O curso Ideias de Categoria - Teoria para uma Comunicação Sindical acontece em 4 etapas, sempre às segundas e quarta-feiras, de 17h às 18h30, nos dias 7, 9, 14 e 16 de junho de 2021. Nosso foco será estudar autores como Gramsci e Vitto Gianotti, assim como fortalecer a formação do profissional e militante sindical com boas análises políticas e econômicas. Programação completa no final do texto.

O objetivo é que o cursista saia apto a trabalhar em uma mídia sindical ou a melhorar o trabalho que já realiza.

O que vou aprender?

Estudaremos conceitos da comunicação voltada à classe trabalhadora, assim como a sua aplicação no dia-a-dia. Você vai entender porque se fala tanto em Gramsci quando se fala em mídia contra-hegemônica. A conjuntura econômica, em nossa segunda aula, nos ajudará a entender as mudanças na classe trabalhadora, público-alvo da mídia sindical.

Já na terceira aula, visitamos alguns dos conceitos da assessoria de imprensa tradicional, como a ética, seu objetivo e função. O que dela deve ser aplicado à prática sindical?

No último dia, o cursista receberá um PDF com um Modelo de Planejamento de Comunicação Sindical, para aplicá-lo em seu local de trabalho ou sindicato em que o cursista vier a trabalhar.

Quem pode fazer?

A participação não requer formação anterior. A programação é pensada especialmente para comunicadores sindicais, estudantes, futuros comunicadores e diretores de sindicatos.

Inscrições

O curso está inscrito na plataforma Eduzz e sua inscrição pode ser feita de forma neste link, de forma on-line. O valor da inscrição é de R$ 150 e pode ser dividido em até 12 vezes. O curso terá emissão de certificado. Mais informações pelo Whatsapp (31) 99233-1061 (clique aqui).

Programação completa

Dia 1: Estudando Gramsci: o que é a contra-hegemonia e o que o jornal do sindicato pode fazer?

7 de junho (segunda-feira), das 17h às 18h30.
Nesta aula inaugural do curso visitaremos os estudos de Antônio Gramsci, com foco especial nos seus escritos sobre comunicação e mídia. Gramsci foi filósofo marxista, jornalista, crítico literário, linguista, historiador e político italiano.

Cristina Simões Bezerra, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, nos apresenta o autor e traz os principais conceitos gramscianos.

Monyse Ravena, editora do Brasil de Fato Pernambuco e Ceará, dá uma aula sobre o contexto atual da comunicação e como as bases gramscianas podem ser aplicadas.

 

Dia 2: Mudanças no mundo do trabalho: um forte impacto no público do assessor

9 de junho (quarta-feira), das 17h às 18h30.
A função de assessor de imprensa, no mundo das relações digitais, vem requerendo uma formação cada vez maior. Se você atua ou quer atuar em um sindicato, a sua formação em política e economia precisa ter especial atenção, este profissional ou militante precisa ajudar sua diretoria a tomar decisões acertadas. Além disso, é preciso estar atento às mudanças na classe trabalhadora, público-alvo do trabalho de assessor sindical.

Olívia Carolino Pires, economista, mestra em História Econômica e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências, pesquisadora do Instituto Tricontinental vai falar sobre como as mudanças no mundo do trabalho se relacionam com as principais características da formação econômica do Brasil. 

Thomaz Jensen, economista formado na USP e técnico do DIEESE, traz pesquisas e análises sobre direitos, trabalho, salário, poder aquisitivo... afinal, como está a vida do trabalhador brasileiro?

 

Dia 3: Estudo e discussão: O que significa ser um assessor de imprensa sindical?

14 de junho (segunda-feira), das 17h às 18h30.
Mesmo já sendo um profissional na área, é sempre bom reestudar o que nos trouxe aqui. Nosso terceiro dia é dedicado ao tema “Assessoria de Imprensa”. Vamos conversar sobre os conceitos, a ética e os objetivos da função. As apresentações pretendem também chamar a atenção para os muitos “detalhes” que podem trazer maior êxito ou prejudicar o trabalho de um assessor de imprensa.

Estudo dirigido ao vivo: leitura conjunta de textos e debate.

Cláudia Santiago Giannotti, jornalista, historiadora e coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), foi assessora de imprensa sindical por 35 anos. Ela nos conta como é aplicar os conceitos de assessoria num trabalho sindical.

 

Dia 4: Boas práticas: Como fazer um planejamento de comunicação sindical

16 de junho (quarta-feira), das 17h às 18h30.
A conversa entre a diretoria do sindicato e o assessor de imprensa/militante é o pontapé para uma comunicação de sucesso, mas o caminho desse planejamento é tão importante quanto ele em si. O que é preciso planejar? No último dia de nosso curso, conversaremos sobre este início prático e você receberá um PDF com um modelo de planejamento.

Patrícia Brum, é jornalista, e coordenadora da comunicação do Sindicato dos Servidores d a Justiça de 2ª instância de MG (Sinjus MG) e conta porquê um planejamento bem feito é o ponto de partida de um bom aproveitamento da mídia sindical.

Helder de Paula, professor do Colégio Técnico da UFMG e ex-diretor do APUBH, nos apresenta um modelo de planejamento que tem tudo para dar certo.

 

Cursos anteriores

O jornal Brasil de Fato existe desde 2003 e em Minas Gerais desde 2013. Sempre atuamos na área de formação política e profissional, e mais recentemente temos produzido cursos voltados a estudantes, profissionais e militantes da comunicação. Acesse alguns deles:

Curso Jornalismo em conflitos socioambientais

Ideias de Categoria | Curso de Comunicação e Sindicalismo

O que a história nos diz sobre jornalismo e feminismo

Ideias de Categoria, ênfase em Ativismo Digital

Edição: Rafaella Dotta