Rio Grande do Sul

Agroecologia

Semana dos Alimentos Orgânicos 2021 inicia nesta terça no Vale do Rio Pardo

O tema será a Segurança Alimentar Nutricional numa programação virtual com atividades diversificadas pelo Vale

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo (AAVRP) promove mais uma Semana dos Alimentos Orgânicos (SAO) nos próximos dez dias - Divulgação

A Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo (AAVRP) promove mais uma Semana dos Alimentos Orgânicos (SAO) nos próximos dez dias, com uma série de atividades ocorrendo principalmente à noite entre esta terça-feira (25) e o dia 3 de junho. Nesse ano a SAO contará com a presença inédita da Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT), nas atividades, todas online, em função da pandemia.

A temática central da SAO desse ano é “Segurança Alimentar e Nutricional: Caminhos para a superação da Fome”, que será debatida por quase 30 painelistas e palestrantes das mais diversas entidades, distribuídos nas nove atividades previstas para a Semana.

Segundo a coordenação da AAVRP, haverá muita troca de experiência e vivências em Agroecologia na região, aproximando agricultores/as, pesquisadores, estudantes, técnicos e todo aqueles que trabalham para fortalecer a Agricultura Familiar Camponesa, bem como na promoção da Agroecologia.

Eles avaliam como a grande novidade desse ano, a contribuição da AAVT na SAO, justamente porque congrega-se assim, um número expressivo de ricas experiências em Agroecologia na região dos Vales. “Temos na Agricultura Familiar Camponesa o principal sujeito de desenvolvimento econômico nessa macrorregião, que é referência não só para o RS, como para o Brasil, nessa atividade que produz a grande parte dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros.”

Live de lançamento será nesta terça


Na abertura será debatido o tema central da semana “Segurança Alimentar e Nutricional: Quais os caminhos para a superação da Fome?” / Divulgação

Nesta terça-feira (25), começa a SAO2021 debatendo o tema central da semana “Segurança Alimentar e Nutricional: Quais os caminhos para a superação da Fome?”. Os painelistas serão a professora Elaine Biondo (UERGS/Encantado e AAVT/NEA VT), Cândida Zanetti (Mestra em Desenvolvimento Rural/AAVT/NEA VT), Juliano de Sá (Mestre em Desenvolvimento Rural e presidente do CONSEA/RS) e Bruna Ave Cantadeira (Cantadora Popular e acadêmica do Bacharelado em Agroecologia UERGS/AGEFA).

Todos os eventos serão abertos e gratuitos para quem se interessar a participar. Os links e chamadas para as atividades estarão sempre disponíveis na página do Facebook da AAVRP e divulgados via redes sociais da AAVRP e AAVT, bem como via Whatsapp dos membros das duas articulações.

A Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo (AAVRP) foi fundada em outubro de 2013 e congrega hoje 23 entidades da região que trabalham com Agroecologia, que se reúne uma vez por mês para tratar das agendas da Agroecologia na região. Nesses 8 anos vem organizando no primeiro semestre: A SAO da AAVRP e no segundo semestre, o Seminário Regional de Agroecologia – SERA.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko