Rio Grande do Sul

Fora Bolsonaro

Centrais Sindicais e movimentos sociais realizam manifestações em Porto Alegre

Palavras de ordem foram "Fora Bolsonaro" e "Vacina no Braço, Comida no Prato"; caminhada foi do Piratini até prefeitura

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Centrais Sindicais e Movimentos Sociais se concentraram no Palácio Piratini e depois caminharam até a Prefeitura de Porto Alegre; pela manhã, faixas e bandeiras foram exibidas em pontos da cidade - Foto: Carolina Lima

As Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, mais as Centrais Sindicais, movimentos sociais e organizações religiosas se mobilizaram nesta quarta-feira (26) em Porto Alegre, em um dos atos registrados em diversas cidades brasileiras. As pautas e palavras de ordem foram "Fora Bolsonaro" e "Vacina no Braço, Comida no Prato", além da reivindicação do auxílio emergencial de R$ 600. Também esteve em pauta a luta contra as privatizações e contra à reforma administrativa. 

A mobilização começou às 7h da manhã, com muito frio, na capital gaúcha, com a exibição de faixas e cartazes em viadutos e passarelas para chamar a atenção da sociedade para o aumento da pobreza, agravada pela pandemia. Os trabalhadores metalúrgicos, por exemplo, estenderam faixas na Freeway (BR 290). Também foram vistas faixas e bandeiras na passarela da Estação Rodoviária de Porto Alegre e na entrada do Túnel da Conceição, bem como no viaduto ao lado da igreja São Jorge (Avenida Bento Gonçalves) e no viaduto da Avenida Salgado Filho.


Faixas na passarela da Estação Rodoviária de Porto Alegre. / Reprodução: CUT - RS

:: Vacina no braço, comida no prato: atos #ForaBolsonaro ocorrem pelo país nesta quarta ::

Às 10h, começou um ato simbólico em frente ao Palácio Piratini, sede do governo estadual. Os manifestantes levavam consigo um caixão que simboliza os mais de 450 mil brasileiros e brasileiras que perderam suas vidas na pandemia. Logo após, às 11h, os trabalhadores e as trabalhadoras saíram em uma marcha fúnebre até a frente da Prefeitura, carregando o caixão. A Rede Soberania esteve ao vivo, transmitindo o ato direto do centro de Porto Alegre.


Manifestantes levaram um caixão, que simboliza os mais de 450 mil brasileiros que morreram por conta da infecção por covid-19 / Foto: Carolina Lima

Confira a transmissão do ato, realizada ao vivo pela Rede Soberania:

Manifestações ocorrerão de novo no sábado

No sábado (29), serão realizadas novas manifestações em todo o Brasil. Os atos serão organizados de forma unitária entre as Centrais Sindicais e movimentos sociais e populares, tendo como foco a palavra de ordem "Fora Bolsonaro". Em Porto Alegre, está programada uma caminhada às 15h, com ponto de encontro na Prefeitura.

A organização do ato reforça que os atos serão realizados levando em conta recomendações de segurança sanitária. Se houver dúvidas, basta conferir as orientações, elaboradas pela Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMMP).

Acompanhe nas redes sociais do Brasil de Fato RS e Rede Soberania as informações do ato. Também faremos transmissão ao vivo das manifestações pelas nossas páginas.

Manifestações confirmadas no interior do RS

No interior do Rio Grande do Sul, estão confirmadas mobilizações em diversas cidades. Confira os pontos de encontro:

Alegrete - Calçadão às 15h

Caxias do Sul - Praça Dante às 15h

Jaguarão - Praça do Regente às 10 horas

Passo Fundo - Praça da Mãe às 8h

Pelotas - Praça Pedro Osório às 10h

Rio Grande - Largo Dr. Pio às 11h

Santa Maria - Praça Saldanha Marinho às 10h

Viamão - Praça da Prefeitura às 10h


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira