Ceará

Literatura

Lívio Pereira lança seu primeiro livro “Poemas Embriagados”

As poesias que compõem o livro foram escritas entre 2015 e 2020.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O livro apresenta textos de vários momentos da vida do autor. - Foto: Fatozero Produções Culturais

Poemas Embriagados é o primeiro livro do artista Lívio Pereira. De acordo com o autor, a obra traz um pouco de sua trajetória na escrita poética. O livro apresenta textos de vários momentos de sua vida. “Tem textos de 2015 até 2020, então pega vários anos, várias transcrições, por assim dizer, de vários momentos que eu estava vivendo”.

O livro é composto de textos que já tinham saído em outros materiais como o Performances Poéticas do SESC, as coletâneas de literatura do CCBNB Cariri e algumas outras coletâneas das quais o autor participava, mas Lívio afirma que 30% do livro é totalmente inédito, inclusive tento textos que foram escritos durante o primeiro momento da pandemia, em 2020. “Eles versam um pouco sobre esses momentos que eu vivi e, muito claramente, são todos autobiográficos, não necessariamente falando, transcrevendo ou colocando em poema o que eu estava vivendo necessariamente no momento, mas eles falam muito do que eu penso, do que eu sentia em algum momento”. Lívio afirma que sua obra é declaradamente autobiográfica.

Este projeto é apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura do Crato, através do Fundo Municipal de Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020. Lívio informa que parte das impressões foram destinadas diretamente para bibliotecas públicas do município de Crato, Universidades, Escolas, Centros Culturais e para distribuição pela Secretaria de Cultura. Os outros 50 estão sendo vendidos na forma “pague quanto puder”, ou seja, a pessoa que está interessada pelo livro poderá pagar o valor que ela pode dentro do seu orçamento.

Lívio explica que as pessoas interessadas em adquirir o livro também podem pagar o que achar justo, fazendo um contrapeso com o processo de reflexão de quanto vale um livro. “Então eu faço muito nesse sentimento para garantir que uma pessoa que não tem condição nenhuma e tiver interessado ela também tem direito ela também pode acessar o meu livro né pelo menos você primeira tiragem que foi custeada pela Lei Aldir Blanc”. Para saber mais sobre aquisição do livro, pode entrar em contato com o autor através do e-mail: [email protected]

Edição: Monyse Ravena