Rio Grande do Sul

Imprensa

Jornalistas criticam a grande mídia por ocultar as manifestações contra Bolsonaro

Jornais e redes de TV escondem os atos em 213 cidades e são acusados de comprometerem sua credibilidade e a democracia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Manifestações em 213 cidades brasileiras contra Jair Bolsonaro não apareceram nas manchetes e nas capas dos maiores jornais do país - Foto: Jorge Leão

A ausência das manifestações contra Jair Bolsonaro nas manchetes e nas capas dos maiores jornais do país e a falta de destaque pelas redes nacionais de TV gerou perplexidade e mesmo indignação entre os jornalistas.

O propósito de ocultação ficou ainda mais evidente por conta do comportamento oposto de grandes jornais de fora do país, caso do inglês The Guardian, que destacam os protestos em 213 cidades, reunindo 420 mil pessoas. “As omissões nas edições dominicais dos atos contra Bolsonaro são muito ruins para os próprios meios de comunicação e para a democracia como um todo”, aponta o professor Rogério Christofoleti, do Observatório de Ética Jornalística (ObjETHOS), do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“Prejudica os jornais na medida em que afetam a sua credibilidade. O país inteiro sabe que os protestos aconteceram e as pessoas se perguntam: por que os jornais não deram?”, indaga Christofoleti.

Na imprensa empresarial, apenas um grande jornal abriu sua primeira página para os acontecimentos. “A Folha de S.Paulo conseguiu”, diz ele. E pergunta: “Por que outros não? Sem explicar para o público porque ignoraram, esses jornais alimentam a suspeita de que ou subestimam seu público ou estão alinhados ao governo e pretendem protegê-lo com o silenciamento dos protestos”.


Postagens no Twitter questionaram postura da grande mídia / Reprodução

Mídia quer bolsonarismo sem Bolsonaro 

“De novo a mídia assume uma tentativa desesperada de construção de uma terceira via que nada mais é do que um bolsonarismo sem Bolsonaro”, interpreta o professor de jornalismo Celso Schröder, da PUC/RS, ex-presidente da Fenaj e da Federação dos Jornalistas da América Latina e do Caribe (Fepalc). 

Para Schröder, a imprensa apenas aparenta estar enfrentando Bolsonaro. “Na verdade, quando surgem manifestações contra um presidente mundialmente entendido como um sociopata, não traz as informações”, critica. Em vez disso, nota, “produz um tipo de visão que compara os motoqueiros anabolizados, que saem sem máscara ao lado do presidente que produz a morte, com as centenas de pessoas vacinadas, que usam máscaras e que não negam a vacina nem o isolamento”.

Ele cita o diário Zero Hora que, nesta segunda-feira (31), “embora tenha uma matéria tímida no interior da edição, não traz (o tema) para a capa, demonstrando que enfrentam o Bolsonaro, mas apostam num bolsonarismo sem Bolsonaro”.  

“Para a democracia, o prejuízo é ainda maior”

Christofoleti repara que a atitude também é negativa sob outro aspecto. “Para a democracia, o prejuízo é ainda maior porque afeta o debate público, a agenda nacional e a nossa capacidade como nação de saber o que está acontecendo no país. É muito preocupante.” 

Também o presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), José Nunes, se manifestou sobre o assunto. “Entendo que os veículos de comunicação devem acompanhar atentamente os fatos e proporcionar à sociedade coberturas adequadas para que os cidadãos recebam informações independentes e confiáveis”, recomenda. 


Ironia e humor do "Coronel Siqueira" também escancararam ausência da cobertura dos atos / Reprodução

“Ninguém tem o direito de se omitir”

Presidindo uma entidade com 85 anos de atuação e que teve o escritor Erico Verissimo entre seus fundadores, Nunes lembra que “com o número crescente de notícias fraudulentas, especialmente pelas redes sociais, o papel dos veículos e dos profissionais de imprensa assume uma dimensão ainda maior”. Adverte ainda que “diante da realidade, ninguém tem o direito de se omitir. Ignorar fatos nada mais é do que uma maneira disfarçada de mentir e não condiz com a realidade de bem informar”.

Christofoleti dá um último recado: “Há um velho ditado nas redações: jornalista não briga com a notícia. Isso quer dizer que não dá pra ignorar, não dá pra fingir que algo não aconteceu”.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko