Rio Grande do Sul

Pandemia

Porto Alegre inicia vacinação de professores e população em situação de rua

Vacinação dos trabalhadores da educação começou nesta terça-feira (1) e da população em situação de rua nesta quarta (2)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Vacinação para a população em situação de rua segue até o dia 11 - Giulian Serafim / PMPA

Nesta quarta-feira (2), a Prefeitura de Porto Alegre começou o processo de imunização da população em situação de rua contra a covid-19 e segue com a vacinação dos professores e servidores da educação infantil e ensino fundamental de escolas da rede estadual, profissionais de escolas comunitárias. Na quinta-feira (3), serão vacinados os profissionais das escolas de educação infantil da rede privada.

A vacinação para as pessoas em situação de rua acontece em duas regiões da cidade, Centro e Sul. A imunização será realizada na Escola Municipal Porto Alegre, das 9h às 16h; na Sociedade Esportiva, Recreativa, Cultural e Comunitária Ervino de Assis, das 8h às 10h30; e na Unidade de Saúde Tristeza, das 10h30 às 12h. O Plano Municipal de Vacinação prevê o total de 3 mil doses para essa população.

Na Escola Municipal Porto Alegre, no Centro Histórico, a vacinação será realizada pela equipe do Consultório na Rua. Durante a manhã, haverá apresentação cultural, às 9h30, no pátio da escola, realizada pelo Acústico Ilê Mulher, com a participação de educadores sociais e usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos POP Rua, da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

De acordo com o Executivo municipal, as equipes de abordagem social da Fasc estão orientando a população em situação de rua sobre os locais de vacinação e horários. Será necessário apresentar documento de identificação com foto ou cópia. Caso não tenha, pode informar o número do CPF ou CNS. A vacinação nas demais regiões distritais de saúde depende da chegada de novas doses do imunológico.

Serviço:

O quê: vacinação da população em situação de rua regiões Centro e Sul Centro-Sul
Data: 2 a 11 de junho
Endereços: 
Centro: Escola Municipal Porto Alegre (EPA) - Rua Washington Luiz, 203 (9h às 16h)
Sul Centro-Sul: SER Assis (Sociedade Esportiva, Recreativa, Cultural e Comunitária Ervino de Assis) - Av. Vicente Monteggia, 2709 - Vila Nova (8h às 10h30)
Unidade de Saúde Tristeza - Av. Wenceslau Escobar, 2442 - bairro Tristeza (10h30 às 12h)

Trabalhadores da Educação 

Conforme destaca a Prefeitura, a primeira dose das vacinas Astrazeneca e Pfizer segue disponível para professores e funcionários de escolas das redes municipal e estadual, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, com deficiência cadastradas no plano Benefício de Prestação Continuada, vivendo com HIV e com Síndrome de Down, profissionais de saúde e de apoio à saúde, todos com 18 anos ou mais, além de idosos a partir dos 60 anos. A D1 estará disponível em 12 unidades de saúde, das 8h às 17h. Gestantes e puérperas poderão receber apenas a vacina Pfizer, com comprovação da comorbidade, através da carteira da gestante, ou com orientação médica.

A vacinação da rede pública municipal, iniciada nesta terça-feira (1), com os profissionais das escolas próprias, tem prosseguimento nesta quarta-feira (2). Receberão a primeira dose do imunizante da Pfizer os trabalhadores em educação das escolas comunitárias conveniadas e remanescentes dos grupos anteriores. Terá início a imunização de professores e servidores de escolas da rede pública estadual, da educação infantil e ensino fundamental. As vacinas estarão disponíveis em 12 postos de saúde:

US Belém Novo - Rua Florêncio Farias,195 - Bairro Belém Novo
Clínica da Família Álvaro Difini - Rua Álvaro Difini, 520 - Bairro Restinga
US Morro Santana - Rua Marieta Menna Barreto, 210 - Bairro Protásio Alves
Centro de Saúde Santa Marta - Rua Capitão Montanha, 27 - Centro Histórico
Centro de Saúde Modelo - Avenida Jerônimo de Ornelas, 55 - Bairro Santana
US Santa Cecília - Rua São Manoel, 543 - Bairro Santa Cecília
Centro de Saúde IAPI - Rua Três de Abril, 90 - Bairro Passo da Areia
US Glória - Avenida Oscar Pereira, 3229 – Glória
US Moab Caldas - Avenida Moab Caldas, 400 - Bairro Santa Tereza
US Camaquã - Rua Professor Dr. Pitta Pinheiro Filho, 176 - Bairro Camaquã
US São Carlos - Avenida Bento Gonçalves, 6670 - Bairro Partenon
US Rubem Berta - Rua Wolfram Metzler, 675 - Bairro Rubem Berta

Já a vacinação dos professores e funcionários das escolas de educação infantil da rede privada de Porto Alegre será nesta quinta-feira (3), entre 8h e 16h. A imunização acontecerá em dois postos de saúde, e o atendimento será dividido por ordem alfabética da inicial do nome próprio de cada profissional.  

Para a Unidade de Saúde IAPI, na zona Norte, deverão se dirigir as pessoas com primeiro nome iniciando pelas letras de A até L. Já aqueles cujo nome se inicia pelas letras M a Z, deverão procurar a Unidade de Saúde Modelo, no bairro Santana. Esse critério foi organizado para que não haja um grande número de pessoas no mesmo local. Será necessária a apresentação de declaração de vínculo emitida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), documento com foto e contracheque. Ao todo, 3.500 profissionais receberão a imunização nesta etapa.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko