Rio Grande do Sul

Cultura Negra

Projeto “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana” prossegue nesta quinta-feira (3)

Nesta edição, três palestras virtuais evidenciam personalidades e expressões culturais do Litoral Médio gaúcho

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Com seu saber ancestral, Antônio Lopes de Matos, o Mestre Zango, é um dos palestrantes - Foto: Felipe Janicsek

Três palestras virtuais destacando a contribuição de personalidades e expressões artístico-culturais identificadores do Litoral Médio do RS dão continuidade, nesta quinta-feira (3), à programação do projeto “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana”.

As transmissões ocorrem pela página do Ponto de Cultura Coração de Tambor no Facebook. A iniciativa é da Associação Rota Afro-Açoriana, por meio do Ponto de Cultura Coração de Tambor, em parceria com Pandorga Produtora Cultural, e financiada com recursos da Lei Aldir Blanc.

Palestra resgata trajetória de três personalidades

Nesta semana, o destaque vai para a palestra das professoras Denize Silva e Laureane Colares, que comentam a tradição dos ternos juninos, a partir da experiência do Terno Junino Mirim da Escola Onofre Pires, na localidade de Capão Comprido, em Tavares. O projeto, nascido em 2010, tem a intenção de incentivar a cultura regional, a partir da valorização de expressões artísticas características daquele região.

A outra palestra é de Antônio Lopes de Matos, conhecido como Mestre Zango, da localidade de Casca, que fala sobre ensaio de promessa e os ternos de reis. Figura respeitada na região, ele guarda um saber valoroso sobre estas manifestações culturais.

Já o ativista cultural Luiz Agnelo Chaves Martins (Gordo de Tavares) palestra sobre um importante personagem histórico, o tropeiro Cristovão Pereira de Abreu (1678-1755). Este fidalgo português, que peregrinou pelo Sul do Brasil até fixar-se na região do Litoral Médio, deu grande contribuição para o desenvolvimento econômico e cultural desta região. 

O projeto

O projeto “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana” é uma mostra audiovisual que coloca em evidência as manifestações artístico-culturais de origem afro-açoriana, características da Península, localizada no Litoral Médio do Rio Grande do Sul, entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, região da qual fazem parte as cidades de Mostardas e Tavares.

Estas manifestações culturais são: o Ensaio de Pagamento de Promessa Quicumbi, de raiz africana; os Ternos Juninos de Santos Padroeiros (incluindo o de Sant’Ana, que ocorre no mês de julho) e de Reis; a Festa do Divino Espírito Santo e as Corridas de Cavalhadas, estes de origem luso-açoriana. Estas quatro manifestações encontram-se documentadas e disponibilizadas no website da Rota Açoriana (www.rotaacoriana.com.br). 

Coração de Tambor é um Ponto de Cultura localizado em Tavares que tem como intenção manter viva a riquíssima cultura Quicumbi, manifestação única no RS e que há mais de 260 anos vem mantendo acesos seus ensaios de pagamentos de promessas. Também tem seu foco na valorização da cultura afro-açoriana praticada na Península.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira