Rio Grande do Sul

Homenagem

Cartunista Laerte Coutinho completa 70 anos

Relembre entrevista da Laerte ao jornal de humor Micuim, uma parceria com Brasil de Fato, em outubro de 2020

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Laerte captura na economia da charge aquilo que as pessoas estão pensando, mas ainda não sabem como exprimir - Arte sobre foto de André Seiti/Itaú Cultural

Uma das principais cartunistas do país, Laerte Coutinho, completa 70 anos nesta quinta-feira (10). Em janeiro deste ano, a notícia de que estava com covid-19 e sua internação na UTI mobilizou milhares de pessoas nas redes sociais. 

Como lembrou a Federação dos Professores do Estado de São Paulo, em entrevista publicada nesta quinta, Laerte sempre colocou seu traço a serviço da classe trabalhadora. Na década de 1980, desenhava para jornais de sindicatos de trabalhadores pela Oboré, quando foi lançado um livro com direitos autorais liberado, muito usado pelo movimento sindical.

Laerte foi a entrevistada da segunda edição do Jornal de Humor Micuim, lançada em outubro do ano passado. Na entrevista, onde é retratada por feras do traço, Laerte também aborda como a esquerda levou a pior na era das redes, após se afastar do mundo do trabalho e vida real dos brasileiros. E explica de que jeito se faz humor em dias tão azedos. Também dá seu pitaco sobre o que não fazer com Bolsonaro: “Internar não dá certo porque ele não é louco. Ele é um fascista mesmo”.  

A cartunista, quadrinista, chargista e pensadora enfrenta uma tarefa imensa a cada dia: interpretar no traço a loucura, primitivismo, violência e opressão do cotidiano brasileiro. Capturar na economia da charge aquilo que as pessoas estão pensando, mas ainda não sabem como exprimir. É um alvo impreciso e fugidio mas ela acerta, quase sempre, na mosca. O que define muito propriamente como “um orgasmo” e “uma explosão mental”.

Nesta conversa com Micuim, a autora de Piratas do Tietê falou também sobre sua condição de transgênero, o avanço das mulheres cartunistas, a precarização do trabalho e o horror das trevas atuais.

Laerte: Uma balizadora sem igual


Segunda edição do Micuim, suprimento de humor do Brasil de Fato RS / Reprodução


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

Edição: Marcelo Ferreira