Rio Grande do Sul

Para além das flores

No mês dos namorados, entidades lançam Campanha Amores que Salvam

De acordo com organizadoras, campanha é um grito dos movimentos para cobrar do poder público proteção às mulheres

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Durante os próximos dias serão divulgados cards informativos com frases sobre violência nas redes sociais - Divulgação

Com o objetivo de conscientizar sobre a violência no namoro e relações pessoais, o Coletivo Feminino Plural, em parceria com o Levante Feminista Contra o Feminicídio, lança nesta sexta-feira (11), véspera do Dia dos Namorados, a campanha Amores que Salvam. Para isso, durante os próximos dias serão divulgados cards informativos com frases sobre violência nas redes sociais. 

Conforme ressaltam as entidades, o Brasil, em plena pandemia, teve um aumento nos casos de violência contra mulheres e meninas, e de feminicídios. Aumento esse marcado pelo isolamento social, dificultando a vítima de buscar por ajuda, de fazer denúncia e obter orientação para romper com as relações abusivas. 

Só no estado do Rio Grande do Sul, até o momento, foram registrados 42 casos de feminicídio, sendo que no mês de maio foram oito feminicídios e oito tentativas, segundo o Observatório Estadual de Segurança Pública, que monitora os indicadores de violência contra as mulheres. De acordo com a Divisão de Proteção à Mulher da Polícia Civil RS, das oito vítimas de maio, cinco eram companheiros íntimos e três não-íntimos, sete não possuíam ocorrências anteriores. 

Campanhas nacionais sobre o enfrentamento têm alertado as mulheres e cobrado do governo respostas imediatas para o fim dos casos de feminicídio. Atualmente, no Brasil, a campanha nacional do Levante Feminista Contra o Feminicídio tem fortalecido os movimentos de mulheres através de ações, monitoramento de casos, pressão e sensibilidade da população pelo fim da violência contra todas as mulheres.

Para as organizadoras, a campanha é um grito dos movimentos para cobrar do Legislativo, Judiciário e Executivo medidas que visem proteger a vida das mulheres e dar um basta na violência que rompe vidas. “Que no Dia dos Namorados as mulheres possam romper com a violência e não terem sua vida silenciada”, ressaltam as entidades. 

A campanha pode ser acompanhada pelas redes sociais do Coletivo Feminino Plural e do Levante Feminista Contra o Feminicídio.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira