Rio Grande do Sul

Pandemia em números

RS tem mais de 1,149 milhão de contaminados pelo novo coronavírus e 29,7 mil mortes

Somente cinco dos 497 municípios do Rio Grande do Sul não têm registro de vítimas fatais por conta da pandemia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Pais se aproxima das 490 mil vidas perdidas - Mauro Pimentel / AFP

O Rio Grande do Sul registrou 29 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta segunda-feira (14). Com isso, já são 29.701 vítimas fatais por conta da doença no estado.

Foram notificados 916 novos casos da doença, o que elevou o total de infectados desde o início da pandemia para 1.149.424 pessoas.

De acordo com a pasta, Passo Fundo e Pelotas foram as cidades com o maior registro de vítimas fatais, sendo quatro óbitos cada, seguidas de Cachoeira do Sul (3). Outras diversas cidades registraram, ao menos um óbito

Dos 497 municípios gaúchos, somente cinco não têm registro de vítimas fatais. São eles Pedras Altas, Novo Tiradentes, André da Rocha, Benjamin Constant do Sul e Guabiju.

Ocupação das UTIs em alerta

A ocupação geral das UTIs em todo o Rio Grande do Sul segue em patamar de alerta, após ter superado os 80% no dia 24 de maio. Conforme dados da SES, às 18h desta segunda-feira, 86,5% dos leitos estavam sob uso. São 2.984 pacientes em 3.449 leitos de UTIs. Dos pacientes internados, 1.879 (63%) têm diagnóstico positivo para a doença e mais 103 (3,5%) estão sob suspeita.

Os leitos de UTI da rede privada estão próximos da sua capacidade em todo o estado, registrando 99,2% de ocupação. Já os leitos do Sistema Único de Saúde têm ocupação de 81,7%. Dos 2.531 leitos SUS em operação, 2.068 estavam ocupados.

Ocupação dos leitos na Capital 

A ocupação dos leitos de UTI em Porto Alegre registrou a marca de 86,67%. Quatro hospitais estão com ocupação máxima.

Dos 793 pacientes em cuidados intensivos na Capital, 397 têm covid-19 confirmada. Além disso, 10 têm suspeita da doença e 13 positivados aguardam na emergência por leitos.

País tem mais de 488 mil vítimas fatais  

O Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) registrou, em boletim publicado hoje (14), 827 óbitos e 39.846 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 488.228 mortes e 17.452.612 contaminados pelo novo coronavírus.

De acordo com o Conass, o RS é o quarto estado brasileiro em número de infectados e também o quarto em relação a vítimas fatais. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira