Rio Grande do Sul

Coluna

Polícia para que(m)?

Imagem de perfil do Colunistaesd
"As integrantes do Movimento das(os) Policiais Antifascismo cumprem o papel de afirmar que há pensamento crítico na área da segurança" - Arquivo pessoal
Movimento das(os) Policiais Antifascismo está na linha de frente da luta pela desmilitarização

Diariamente acompanhamos o noticiário informando casos de violência policial. Em 2019 foram 6.375 pessoas mortas em intervenções policiais, segundo o Anuário de Segurança Pública/2020. Este número representou 13,3% das mortes violentas registradas no Brasil naquele ano. Mesmo com a pandemia, houve um aumento de em torno de 7%, no primeiro semestre de 2020. O que não se alterou foi o perfil das vítimas, geralmente, jovens negros de periferia.

Embora a grande maioria das vítimas seja do sexo masculino, as mulheres, principalmente negras, também são atingidas. O caso recente de Kathlen, que aos 24 anos acabou sendo morta na porta de casa, um dia após comemorar a gravidez, comoveu o país. Ocorrido após um mês da chacina do Jacarezinho, provocou fortes manifestações, na rua e nas redes.

Grupos sociais diretamente atingidos buscam manifestar sua indignação e pressionar por mudanças na atuação das polícias. Mas há um amplo sentimento em nossa sociedade de que é este o papel da polícia.

A representação do policial em nosso país está fortemente ligada com ideários de mito, herói e força. Características como agressividade e controle das emoções, historicamente associada aos homens, são socialmente aceitas e legitimam que a ação destes agentes do Estado se coloque acima dos direitos de cidadania.

Com isso, fica distante a ideia do policial como um servidor público, com consequências nefastas para todo o tecido social, incluídos aí os próprios trabalhadores da Segurança Pública. Têm sido cada vez mais frequentes, ainda que pouco noticiados, os casos de suicídios nestas categorias.

Se a primazia é a da força frente a noções de proteção e cuidado, como fica o caso das mulheres que atuam no setor?

No Brasil, as mulheres ingressaram nas polícias entre as décadas de 1950 e 1960. Desde o início e ao longo deste período, sua atuação tem sido associada a ideias de cuidado, sensibilidade e flexibilidade. A elas costuma ser atribuída a missão de construção de uma polícia humanizada.

As que conseguem romper barreiras e entrar para as corporações, enfrentam riscos e desafios. Em muitos casos são tratadas como menos capazes e é comum que sejam destinadas a funções administrativas.

Tu já viu uma dupla de policiais mulheres fazendo policiamento ostensivo ou alguma diligência?

Provavelmente não, em virtude daquele atributo de agressividade e força vinculada à imagem do policial e a noção social de que mulheres são frágeis e sensíveis.

Não param por aí as dificuldades vividas por essas trabalhadoras. O assédio, que assombra a muitas de nós no espaço de trabalho, assume um caráter ainda mais duro nestas estruturas.

O caso da policial militar Jéssica Paulo do Nascimento, de 28 anos, que passou por humilhações, perseguição e ameaças, por parte de um tenente-coronel é apenas um exemplo. Essa situação veio a público e ganhou repercussão porque a trabalhadora, após dois anos tentando romper com este ciclo e tendo denunciado seu superior sem resultado, acabou por pedir demissão.

Em uma polícia blindada pelo Estado e pela opinião pública, quantas mais mulheres estão passando por essa situação? Tudo fica ainda mais delicado, no caso das polícias militares, com tribunais próprios, distantes do olhar da sociedade civil.

Expor-se e fazer o enfrentamento a esta situação é colocar-se em sério risco. É o caso do Movimento das(os) Policiais Antifascismo-PAF, que tem se colocado na linha de frente desta luta.

Defendendo pautas como a desmilitarização e a unificação das polícias, as integrantes deste movimento cumprem o papel de afirmar que há pensamento crítico na área da segurança.

Embora conte com um percentual ainda reduzido do contingente de policiais do país, o PAF tem sido presença constante na exposição dos abusos e da violência policial. E, ao realizar isto desde uma perspectiva de trabalhadoras(es), denuncia o compromisso de classe das polícias e do Estado na defesa dos interesses dos setores de elite. Neste sentido, pode representar uma brecha nas estruturas que alimentam a violência, por cuja superação lutamos. 

Assinam:

Isabela Berté - Mov. Policiais Antifascismo RS

Zadi Zaro – Col. Feminista Outras Amélias/Mulheres de Resistência e Luta

* Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Katia Marko