Rio Grande do Sul

Números da pandemia

RS tem 1,166 milhão de pessoas já infectadas pelo novo coronavírus

Leitos de UTI da rede privada em todo o estado voltam a ultrapassar sua capacidade total de ocupação

Brasil de Fato | Porto Alegre |
hospital uti
Ocupação dos leitos privados registrou 100,2% nesta quinta-feira - Créditos da foto: Arquivo Hospital das Clínicas

O Rio Grande do Sul registrou 131 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta quinta-feira (17). Com isso, já são 30.163 vítimas fatais por conta da doença no estado. 

Foram notificados hoje 4.903 novos casos da doença, o que elevou o total de infectados desde o início da pandemia para 1.166.535 pessoas. 

De acordo com a pasta, Porto Alegre foi a cidade com o maior registro de vítimas fatais, sendo 12 óbitos, seguida de Uruguaiana (9), Gravataí (5), Vacaria, Pelotas e Canoas (4). Outras diversas cidades registraram, hoje, de um a três óbitos. 

Dos 497 municípios gaúchos, somente cinco não têm registro de vítimas fatais. São eles Pedras Altas, Novo Tiradentes, André da Rocha, Benjamin Constant do Sul e Guabiju.

Ocupação das UTIs em alerta

Os leitos de UTI da rede privada voltaram a ultrapassar a sua capacidade total em todo o estado, registrando 100,2% de ocupação, conforme dados da SES atualizados às 18h desta quinta-feira. Já os leitos do Sistema Único de Saúde têm ocupação de 83,2%. Dos 2.531 leitos SUS em operação, 2.107 estavam ocupados.

A ocupação geral das UTIs em todo o Rio Grande do Sul segue em patamar de alerta, com ocupação em 87,6%. São 2.974 pacientes em 3.396 leitos de UTIs. Dos pacientes internados, 1.833 (61,6%) têm diagnóstico positivo para a doença e mais 116 (3,9%) estão sob suspeita.

Ocupação dos leitos na Capital 

Também em nível de alerta, a ocupação dos leitos de UTI em Porto Alegre registrou a marca de 85,29%. Um hospital está acima de sua capacidade e cinco hospitais estão com ocupação máxima, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde.

Dos 783 pacientes em cuidados intensivos na Capital, 368 têm covid-19 confirmada. Além disso, 10 têm suspeita da doença e 11 positivados aguardam na emergência por leitos.

País tem mais de 496 mil vítimas fatais  

O Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) registrou, em boletim publicado hoje (17), 2.311 óbitos e 74.042 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 496.004 mortes e 17.702.630 contaminados pelo novo coronavírus.

De acordo com o Conass, o RS é o quarto estado brasileiro em número de infectados e também o quarto em relação a vítimas fatais. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira