Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Exposição de Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves abre de forma presencial e virtual

Mostra gratuita começa dia 19 de junho, com exposição em três cidades do RS; confira os locais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A inédita exposição de arte "Linha de voo", de Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves, terá abertura virtual para todo o Brasil no dia 19 de junho (sábado), no site do Sesc - Reprodução

Os artistas Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves apresentam o projeto "Linha de voo", que terá exposições de suas obras, na internet e presencial.

A primeira exibição pública ocorre neste sábado (19), com abertura da mostra virtual para todo o Brasil, no site do Sesc, e exposição presencial no Sesc de Uruguaiana (cidade natal de Bebeto Alves). Pelotas deve receber "Linha de voo" no Espaço de Arte Ágape, em agosto; e Porto Alegre (cidade de Antônio Augusto Bueno), na Fundação Força e Luz, em outubro.

A exposição na cidade de Uruguaiana ficará aberta ao público até o dia 31 de julho. A visita pode acontecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábados, das 8h às 12h. O Sesc Uruguaiana fica na rua Flores da Cunha, 1984, no centro da cidade. Quem visitar a exposição presencial poderá retirar gratuitamente o livro Linha de voo.

O projeto tem financiamento do Pró-Cultura RS Fundo de Apoio à Cultura – FAC, do Governo do Estado do RS, com produção executiva da Stephanou Cultural. Mais informações no site, onde é possível baixar gratuitamente o livro dos artistas e conferir todas as informações sobre o projeto.

Acompanhe as redes sociais do projeto, para saber o cronograma das apresentações em Pelotas e Porto Alegre: Instagram e Facebook.

Sobre os artistas

Antônio Augusto Bueno é Bacharel em Desenho (2004) e Escultura (2008) pelo Instituto de Artes da UFRGS. Desde 1996, vem mostrando seu trabalho em diferentes localidades do Brasil e exterior. Entre as individuais destacam-se: Antes era só o vão - Galeria Mamute; Um outro outono - MARGS; Música de passarinho - MAC-RS, Cabeças – armadilhas para um significado - Museu do Trabalho; Gravetos armados em processo na Pinacoteca - Pinacoteca Ruben Berta; Dez anos no Jabutipê - Jabutipê. Entre as coletivas, destacam-se Sustratos - Museu Zorrilla (Montevidéu/Uruguai); Queermuseu - cartografias da diferença na arte brasileira - Santander Cultural (POA/RS) e Parque Lage (Rio de Janeiro); Emprunts Empreintes - Salon du Vieux Colombier (Paris/França); ArtLive 2011 - CATM Chealse (Nova York/EUA); Aã - Fundação Vera Chaves Barcellos (Viamão/RS). Tem trabalhos em acervos de instituições como Fundação Vera Chaves Barcelllos, MARGS, MAC-RS, UFRGS, Pinacoteca Ado Locatelli, Pinacoteca Barão do Santo Ângelo, Fundação Franklin Cascaes e em coleções privadas como Mônica e George Kornies. Desde 2008, trabalha, ministra aulas e é o curador do espaço expositivo do Jabutipê. É artista representado pela Galeria Mamute.

Bebeto Alves é músico, compositor, fotógrafo e artista visual. Com mais de 30 discos lançados, com músicas gravadas por Ana Carolina, Belchior, Ednardo, Kleiton e Kledir e Tânia Alves, entre outros, Bebeto Alves tem se dedicado e trabalhado exaustivamente como artista visual nos últimos anos. Ligado à fotografia e a arte digital, vem desenvolvendo essas linguagens com desenvoltura e criatividade. Desde 2009, participa com regularidade de exposições relevantes no cenário das artes visuais ao Sul do Brasil e tem desenvolvido e proposto novas formas de se trabalhar com a fotografia. Foi diretor do CEMUS, Centro da Música da FUNARTE (Rio de Janeiro); coordenador de Música da Secretaria de Cultura da cidade de São Leopoldo; Secretário da Cultura e Turismo do Município de Uruguaiana/RS; Diretor do Instituto Estadual de Música (IEM) da Secretaria do Estado da Cultura (Rio Grande do Sul); e presidente da Cooperativa Mista dos Músicos de Porto Alegre. Tem trabalhos seus nos acervos do MARGS e MAC-RS e em coleções particulares.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko