Paraíba

MEIO AMBIENTE

Acampados apreendem máquinas que destruíam reserva florestal em Caaporã (PB)

Fato aconteceu no acampamento Antônio Pinto para retirada de madeira ilegal na área de proteção ambiental do imóvel

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Oito homens praticavam a retirada de madeira ilegal na área de proteção ambiental do imóvel que ocupam no Engenho Retirada. - CPT

Na manhã deste domingo (21 de junho), os camponeses e camponesas do Acampamento Antônio Pinto no município de Caaporã-PB, abordaram oito homens praticando a retirada de madeira ilegal na área de proteção ambiental do imóvel que ocupam no Engenho Retirada.  Segundo relatos, quando os camponeses (as) se dirigiram ao local se depararam com a ação de destruição da reserva onde estavam utilizando motor-serras para derrubada das árvores centenárias que fazem parte dos restantes da Mata Atlântica que já se encontram quase desaparecida. 

Os criminosos não portavam documentação de licença e autorização para tal atividade e alegaram que estavam prestando serviços para terceiros, ao qual se recusaram de informar o nome do responsável. No local se encontravam um caminhão para realizar o transporte das madeiras extraídas e um trator carregadeira para encher o caminhão. 


Camponesas e camponeses impedem corte de madeira ilegal, em ocupação, no município de Caaporã. / CPT

Os camponeses (as) por sua vez, ligaram para a Polícia Militar que ao chegar no local acionaram a Polícia Ambiental.  Segundo informações, esse tipo de crime vem acontecendo na região com frequência. Os camponeses (as) recolheram o material apreendido para apresentar aos órgãos competentes e vão permanecer em vigilância para que este crime não volte a ocorrer no imóvel em que trabalham e garantem o sustento das famílias. 


Árvores cortadas. / CPT

Para o agente Pastoral membro da CPT - Comissão Pastoral da Terra, Tiago Pinto, “Este ato de destruição é um absurdo e criminal, pois num tempo onde a questão ambiental está sendo debatida em todas as esferas da sociedade e em todo mundo por lideranças de grande expressão como o Papa Francisco que está promovendo movimentos em defesa do meio ambiente e do planeta como Casa comum, assistimos aqui a irracionalidade agindo de acordo com as orientações do governo Bolsonaro que não tem compromisso com a vida e com a natureza” afirmou.

Sobre o imóvel: O Engenho Retirada tem aproximadamente 700 hectares e é ocupado por cerca de 60 famílias desde 2012, quando a usina Cruangi declarou falência e deixou seus trabalhadores sem trabalho e indenização. Sem outra alternativa os camponeses (as), ocuparam o imóvel e substituíram o plantio de cana-de-açúcar pela agricultura familiar onde plantam: feijão, macaxeira, inhame, batata-doce, frutas, hortaliças e abastecem as feiras de Goiana - PE, Caaporã - PB, Alhandra - PB e as feiras agroecológicas em João Pessoa - PB.

Edição: Heloisa de Sousa