Rio Grande do Sul

Coluna

Feito escultura de gelo ao sol

Imagem de perfil do Colunistaesd
"As denúncias dos irmãos Miranda, personagens do mundo bolsonarista, completam as informações necessárias para compreendermos as motivações do bolsonarismo" - Edilson Rodrigues/Agência Senado
A perspectiva de instalação do processo de impeachment contra o presidente tende a crescer

Muitos setores de direita perceberam o beco sem saída onde o bolsonarismo os jogou. O último recurso retórico de defesa de Bolsonaro, de que seria um governo incorruptível, se desmanchou feito escultura de gelo ao sol.

A CPI da Pandemia já havia cumprido um papel de relevância ao sistematizar um conjunto de evidências demonstrando que o governo Bolsonaro planificou uma ação baseada na negação do conhecimento, na desinformação e diversionismo, na distribuição de medicamentos ineficientes, na sabotagem ao isolamento social e na obstrução à vacinação.

Mas havia uma lacuna a ser preenchida. Qual a motivação para uma política tão desastrosa? Tão contrária a valores básicos, modernamente óbvios e primários como o direito à existência e ao respeito?

Partes das motivações já eram mais evidentes. Algumas estão baseadas na rejeição prévia à igualdade e à reparação sobre as injustiças históricas, à ideia de diferentes supremacias como as raciais e as de classe. Essas motivações, no entanto, estão localizadas no campo da ideologia.

Também identificamos motivações no campo da economia. O vínculo de Bolsonaro com o agronegócio e setores empresariais periféricos, como o comércio de importações de quinquilharias, deu sustentação a uma política econômica assentada fortemente na redução do custo do trabalho através da redução e flexibilização de direitos trabalhistas e na liberação total ao desmatamento e ao uso de venenos agrícolas. Bolsonaro utilizou a catástrofe, que ele ajudou a concretizar, como contexto favorável para implementar medidas contra o emprego e os salários. Uma espécie de picada por onde passa a boiada. Hoje, do ponto de vista das relações do trabalho e da agregação de valor e inovação tecnológica, o Brasil regrediu aos primórdios do capitalismo.

Mas ainda assim faltava a revelação de mais alguma motivação. Sem ela a explicação parecia inconclusa. Faltava revelar-se uma explicação no campo tático-operacional. Uma razão que mobilizasse materialmente, no dia a dia, nos aspectos comezinhos dos interesses, a elite política e burocrática do bolsonarismo.

Faltava. Não falta mais. As denúncias dos irmãos Miranda, personagens do mundo bolsonarista, sobre captação de propina na compra da vacina indiana Covaxin, envolvendo ministros, ex-ministros e o líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, completam as informações necessárias para compreendermos as motivações do bolsonarismo.

A perspectiva de instalação do processo de impeachment contra o presidente tende a crescer daqui por diante, caso setores periféricos da base do governo Bolsonaro se desloquem e estabeleçam nova correlação de forças no interior da CPI e do Congresso Nacional. Não me surpreenderia se o fizessem. Menos motivados por qualquer código moral de posturas e mais por se reposicionar na arena política ao perceberem que o barco está afundando. Muito dos setores de direita tradicional começam a cogitar o impeachment como forma de realinhar o tabuleiro das eleições de 2022. Retirando Bolsonaro da disputa, apostariam que o amplo espaço conservador seria ocupado por uma nova alternativa, que garantisse retorno ao centro do governo dos setores empresariais tradicionais e vinculados ao rentismo.

O problema para esses setores é “controlar todas as variáveis”. As pesquisas de opinião continuam a indicar a estabilização em alta da candidatura do ex-presidente Lula. O que pode sugerir que a hipótese da retirada de Bolsonaro da disputa e sua substituição por uma alternativa de direita centrista venha a ser ineficaz.

* Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Katia Marko