Rio Grande do Sul

Fora Bolsonaro

Frentes políticas e campanha nacional "Fora Bolsonaro" preparam manifestação no dia 3

Manifestações estavam programadas para final de julho, mas foram adiantadas para este sábado devido às denúncias na CPI

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Manifestação no dia 19 de junho reuniu cerca de 50 mil pessoas em Porto Alegre - Douglas Roehrs/Fortalecer o Psol

As Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, alinhadas com a campanha nacional "Fora Bolsonaro", preparam um novo dia de mobilizações, por todo o Brasil, neste sábado (3). Após o dia 19 de junho (19J), havia ficado decidido realizar nova rodada de mobilizações somente no final de julho, porém, em reunião realizada no dia 26, foi definida como nova data o 3 de julho, devido ao desgaste do governo com as últimas revelações feitas pela CPI da Covid.

Além disso, nesta reunião, foi aprovada a entrega, na tarde de hoje (30), de um "superpedido" de impeachment, em Brasília. O documento afirma que o presidente cometeu o crime de prevaricação. Após, na quinta-feira (1), será realizada uma plenária nacional da campanha.

No RS, haverão mobilizações de rua, na Capital e no Interior. Segundo Vitalina Gonçalves, que é representante da CUT/RS na Frente Brasil Popular do estado, em Porto Alegre, teremos novamente manifestação, com concentração na frente do Mercado Público (Largo Glênio Peres), a partir das 15h.

A dirigente sindical ressalta que, novamente, serão respeitados os protocolos sanitários, com o uso de máscaras. Lembra também que haverão manifestações em outras cidades do estado, com a expectativa que seja maior e mais enraizado do que foi o 29M e o 19J.

"Nossas atividades de julho, de mobilização e articulação, estão cada vez mais fortalecidas pela lógica de que Bolsonaro é um genocida, e pior, um genocida corrupto. Consideramos que o presidente é o responsável pelas mais de 500 mil vidas perdidas, considerando que ele, e seu governo, negou a compra das vacinas", afirma Vitalina.

Ela afirma ainda que as pessoas não estão morrendo só em função do coronavírus, mas também de fome e de desemprego. "São milhões de brasileiros que estão nessa situação, abaixo da linha da pobreza e da miséria. Isto tem levado as pessoas às ruas, com cada vez mais força, pelo "Fora Bolsonaro" e na busca de um projeto de país que inclua as mulheres, os negros e negras, a comunidade LGBTQIA+, que traga renda para todos", ressalta.

Fizemos contato com o representante da Frente Povo Sem Medo no estado, mas, devido a compromissos, não foi possível pegar a declaração antes de fechar a matéria. As organizações que compõem esta frente política estão se mobilizando para o sábado e se farão presentes na mobilização. 

O Brasil de Fato RS e a Rede Soberania estarão mais uma vez compondo a cobertura colaborativa com transmissões ao vivo a partir das 10h.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko