Rio Grande do Sul

Vida das Mulheres

Semana “Maria da Penha nas Escolas” é aprovada em comissão da ALRS

PL tem com objetivo estimular no ambiente escolar do RS a discussão sobre a Lei Maria da Penha e a violência doméstica

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Para deputado, o problema do machismo deve ser enfrentado a partir do ensino - Daniel Mihailescu / AFP

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos deu parecer favorável, nesta quarta-feira (30), ao projeto de projeto de lei (PL) 335/2019, de autoria do deputado Fernando Marroni (PT), que tem como objetivo estimular no ambiente escolar a discussão sobre a Lei Maria da Penha e a violência doméstica. O relatório foi apresentado pelo deputado Gaúcho da Geral (PSD) em reunião remota e aprovado com nove votos. 

Na justificativa do projeto, o deputado salienta o crescimento dos casos de feminicídio no estado, que entre 2006 e 2015 subiram de 2,8/100.000 para 4,7/100.000. Quando o recorte são mulheres negras e pardas, as taxas de feminicídio se elevaram de 3,1/100.000 para 4,9/100.000 no mesmo período. 

Desde o início deste ano até o dia 2 de junho, o RS registrou 42 feminicídios, 106 tentativas, 13.094 relatos de ameaças, 7.321 casos de lesão corporal e 762 casos de estupro, segundo os Indicadores da Violência Contra a Mulher, do Observatório Estadual de Segurança Pública do RS.  

Para Marroni, a adoção de ações afirmativas que efetivamente permitam desconstruir esse comportamento violento do corpo social gaúcho é imprescindível. “O problema do machismo com certeza deve ser enfrentado a partir do ensino”, afirmou o parlamentar durante a apresentação do parecer. 

O PL institui a Semana Maria da Penha nas Escolas, a ser realizada anualmente no mês de novembro no Rio Grande do Sul, com objetivo de envolver a comunidade escolar no combate à violência contra a mulher. 

Presidente da Comissão, Airton Lima (PL) cumprimentou a iniciativa do deputado Marroni. “É importante a apresentação deste projeto porque é nas escolas que os meninos devem aprender a respeitar as meninas”, disse. A proposição já foi aprovada pelas comissões de Constituição e Justiça e de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira