Minas Gerais

BALANÇO

MG: Protestos pelo Fora Bolsonaro em 3 de julho foram maiores que anteriores

Em pelo menos 49 cidades mineiras atos denunciaram a relação de Bolsonaro com propina na compra de vacinas

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Manifestante participa do ato #3JForaBolsonaro em Belo Horizonte - Foto: @luizrochabh / Mídia Ninja

O dia 3 de julho, sábado, foi mais uma data de luta pelo impeachment do presidente da República Jair Bolsonaro, e dezenas de cidades mineiras realizaram passeatas e ações simbólicas. A pauta mais presente em faixas e cartazes foi a indignação com o possível envolvimento do presidente com propina na compra de vacinas contra a covid-19.

Na avaliação dos organizadores, os protestos de 3 de julho em Minas Gerais reuniram mais pessoas que os anteriores (ocorridos em 29 de maio e 19 de junho), assim como vêm trazendo uma grande diversidade de movimentos e sujeitos. Ainda chama atenção a maior presença de bandeiras do Brasil – símbolo que nos últimos anos foi largamente usado pelos protestos ligados à direita e a Bolsonaro.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu celular. Clique aqui ::

Como foi o 3 de julho em MG

O dia começou com um ato organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), logo nas primeiras horas da manhã, em Governador Valadares. Durante todo o dia, demais cidades do interior realizaram manifestações e homenagens às pessoas que faleceram devido à infecção pelo coronarívus.

A reportagem do Brasil de Fato MG acompanhou o ato na capital mineira, que teve início às 14h na Praça da Liberdade, onde a quantidade de pessoas também superou os números das manifestações anteriores. Manifestantes carregavam cartazes com nomes de parentes e amigos que faleceram por complicações da covid, assim como denunciavam os esquemas de corrupção que envolvem o presidente.

A jornada de protestos foi adiantada pelas organizações de esquerda reunidas na Campanha Fora Bolsonaro. O próximo ato de rua está marcado para 24 de julho. enquanto isso, a Frente Brasil Popular Minas Gerais organiza para a próxima quarta-feira (7) às 19h uma plenária de avaliação das manifestações e próximas ações. A inscrição pode ser feita através de um formulário, link aqui.

Levantamento

Através de fotos e vídeos publicados nas redes sociais, foi possível verificar que 49 cidades organizaram atos públicos, sendo que aproximadamente 40 delas tiveram passeatas com um número de participantes relevante para o porte de cada município. São elas:

Araçuaí, Araguari, Araxá, Barbacena, Brumadinho, Belo Horizonte, Campo Belo, Carangola, Cataguases, Caxambu, Congonhas, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Juiz de Fora, Gonçalves, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Itaúna, Lavras, Machado, Montes Claros, Muzambinho, Oliveira, Ouro Branco, Ouro Preto, Paraisópolis, Passos, Patos de Minas, Patrocínio, Pirapora, Pedro Leopoldo, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, São Lourenço, São João del Rei, Sete Lagoas, Santos Dumont, São Sebastião do Paraíso, Tiradentes, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Vale do Jequitinhonha e Viçosa.

É importante destacar que protestos e ações pelo Fora Bolsonaro podem ter acontecido em mais cidades no interior do estado, o que levaria este número a ser ainda maior.

Confira alguns cliques


Congonhas:

 
 
 
 
 


Belo Horizonte:


Ipatinga:


São João del Rei:


Vale do Jequitinhonha:


Araçuaí:


Ouro Preto:


Uberaba:


Juiz de Fora:

Edição: Elis Almeida