Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Galeria Ecarta disponibiliza exposições presenciais também em formato virtual

A atual mostra "Afeto Presente" é a primeira a contar com esse recurso que permite conferir os diferentes espaços

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A Galeria Ecarta passa a ter suas exposições presenciais também no formato virtual a partir deste mês de julho - Reprodução

A Galeria Ecarta passa a ter suas exposições presenciais também no formato virtual a partir deste mês de julho. A atual mostra "Afeto Presente" é a primeira a contar com esse recurso, que permite conferir os diferentes espaços e acessar informações sobre cada uma das obras, como dimensão, técnica, nome e data de criação.

“A pandemia apressou um projeto que já vinha sendo discutido há mais tempo”, explica Marcos Fuhr, presidente da Fundação Ecarta. “O uso da tecnologia para garantir o acesso à programação artística e cultural da Ecarta para além do público local.”

Além da transformação digital das exposições, as atividades educativas se expandiram para as redes sociais e outras plataformas de transmissão. “Estamos ampliando a comunicação entre curadores, artistas e o público também por meio de lives”, completa o coordenador da galeria Ecarta, André Venzon.

A exposição "Afeto Presente" pode ser visitada presencialmente até 11 de julho, de terças a domingos, das 10h às 18h, seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid-19. A visita virtual pode ser acessada clicando aqui.

Com curadoria da historiadora da arte Mel Ferrari, "Afeto Presente" aborda a temática do resgate das linhagens maternas com a narrativa de Mitti Mendonça e Úrsula Jahn, duas jovens artistas que usam a técnica da fotografia, do bordado e da costura para desvelar aspectos históricos familiares, valorizando o parentesco frente ao apagamento cultural feminino.

As próximas exposições previstas são Território Provisório, de Jordi Tasso, Henrique Fagundes e Manoela Cavalinho, com curadoria de Diego Groisman; Coloque-se no meu lugar, de Ana Flávia Baldisserotto, Daniel Caballero e Maria Helena Bernardes, com curadoria de Diego Hasse; O Romance Morreu, de Ana Júlia Vilela, com curadoria de Chico Soll; uma coletiva de artistas da Grafistas Associados RS (Grafar) e, encerrando o ano, a exposição Casa Brasileira, do artista pernambucano Sírio Braz.

A Fundação Ecarta fica na Avenida João Pessoa, 943. Mais informações no site.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko