Rio Grande do Sul

Formação

Poetas Vivos inicia o projeto "Formando Multiplicadores de Cidadania" neste sábado (10)

Integrantes do coletivo apresentam em seu canal o 1º episódio da série que irá debater racismo e outros temas emergentes

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Os organizadores do projeto: Natalia Pagot, Felipe Deds e Mariana Marmontel, do Poetas Vivos. - Foto: Luis Ferreirah

Tem início, neste sábado (10), às 15h, o projeto "Poetas Vivos - Formando Multiplicadores de Cidadania". O tema “Racismo na escola e a arte como ferramenta antirracista” é o primeiro de quatro episódios que irão tratar de temas emergentes na sociedade, dentro de âmbitos escolares.

Participam deste primeiro episódio os integrantes do Coletivo Poetas Vivos: Felipe Deds, Natália Pagot, Dickel, Ericsson e DaNova, com mediação de Mariana Marmontel, que, ao final, apresentam uma performance artística do grupo. A formação é realizada virtualmente pelo Youtube do coletivo Poetas Vivos.

A formação "Poetas Vivos - Formando Multiplicadores de Cidadania" compreende seminários em formato de mesa de debates e apresentações artísticas. Com duração de 12 horas, o projeto é dividido em quatro episódios de três horas. É voltada a educadores sociais, agentes culturais e professores de escolas da rede pública de ensino, com o objetivo de debater temas emergentes na sociedade, como racismo, saúde mental, afeto e autoestima, dentro de âmbitos escolares. 

A grade artística e técnica convidada para a formação reúne profissionais de diversas áreas, como saúde, psicologia, educação, moda, teatro, entre outras.  O projeto é viabilizado por meio do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em Parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc.

Sobre a Iniciativa Cultural Poetas Vivos

Poetas Vivos é uma iniciativa afrocentrada que fomenta a arte e a educação negra e periférica. O coletivo foi criado em 2018 por jovens artistas negros de Porto Alegre e atua diretamente em escolas, universidades, espaços comunitários e públicos, desenvolvendo oficinas, palestras, batalhas de poesia e freestyle. Aborda a Educação para as relações étnico-raciais, o racismo, a desigualdade econômica, social e ambiental, fomentando a implementação das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que obrigam o ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena em todo o âmbito escolar. Ao longo dos dois anos de existência, a iniciativa cultural já esteve presente nos mais importantes eventos e campeonatos de poesia falada no estado e no Brasil.

As próximas transmissões dos encontros do projeto Formando Multiplicadores de Cidadania ocorrem nos dias 17, 24 e 31 de julho. A iniciativa é coordenada por Natalia Pagot, Mariana Abreu Marmontel e Felipe Deds, integrantes do coletivo. 

Conheça os Poetas Vivos: Instagram / Facebook / Youtube / Twitter


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira